Elvis Presley podia ter sido bilionário mas foi enganado por seu empresário

Publicado em 18/09/2020 19:45
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Elvis Presley foi e provavelmente sempre será uma das personalidades mais icônicas que já existiram. Tudo, desde sua voz e personalidade até suas roupas e os movimentos de dança giratórios que o censuraram, fizeram de Presley uma presença enigmática, em uma categoria própria, mesmo entre seus contemporâneos.

E tanto na vida quanto na morte, ele continuou a deixar o público maravilhado por seus talentos musicais e atuantes, bem como por seu estilo de vida e escolhas controversas, que incluiu cortejar Priscilla de quatorze anos em uma festa na Alemanha. Mas uma pergunta que sempre será feita no que diz respeito a Presley, é exatamente quanto valia o Rei do Rock and Roll? A resposta a essa pergunta é ainda mais difícil de refinar do que a extensa lista de namoradas menores de Presley. A principal razão para esta dificuldade é que grande parte da riqueza de Presley foi supostamente roubada por sua gravadora e empresário e o resto ele próprio esbanjou.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Durante seu auge, Elvis Presley vendeu milhões de discos e mais de 20 de seus álbuns e 35 de seus singles alcançaram o primeiro lugar nas paradas da Billboard. Quando se tratava de apresentações, o cantor estava arrecadando mais de US $ 1.000.000 para cada uma. E se isso não bastasse, ele também estrelou vários filmes de enorme sucesso, incluindo o filme de 1960 ‘G.I. Blues ‘, que arrecadou $ 4 milhões durante sua temporada no teatro, e a comédia musical de 1964 ‘Viva Las Vegas’, que arrecadou mais de $ 5 milhões de bilheteria. Basta dizer que Presley estava obtendo uma renda anual saudável e garantir uma aparência do rei dificilmente seria barato. Mas, apesar disso, quando Presley morreu em 1977 aos 42 anos, ele foi estimado em cerca de US $ 5 milhões. Isso é em grande parte atribuído ao empresário do cantor, Coronel Tom Parker, ficando com uma redução de cinquenta por cento dos ganhos de Presley, com a Paramount Pictures e a RCA Records levando grande parte de seus ganhos para si também.

Elvis e Coronel (FOTO: Reprodução)

VEJA TAMBÉM: Após ser chamada de cobra por Ludmilla, fãs de Anitta contra-atacam e pedem “ajuda” de Cardi B

Mas outra razão pela qual o valor de Elvis Presley era muito menor do que o que ele ganhava era seu próprio estilo de vida luxuoso. De imóveis a drogas e uma enorme comitiva que ele apelidou de “Máfia de Memphis”, Presley não era tímido quando se tratava de gastar dinheiro com o que seu coração desejava. Sua propriedade em Graceland custou-lhe $ 102.000 em 1957, uma soma enorme na época e ele passou a gastar quase meio milhão de dólares na casa e no terreno adjacente a ela nos anos que se seguiram. O pai de Presley, Vernon, e sua madrasta acabariam se mudando para uma casa perto de Graceland, com o cantor pagando por muitas das reformas caras que fizeram em sua nova casa.

Os gastos de Presley também se estendiam à compra de presentes caros para seus muitos amores, incluindo a encomenda de uma “cama redonda rosa” para sua co-estrela de ‘Viva Las Vegas’ Ann-Margret, com quem ele supostamente teve um caso não muito depois de sua futura esposa Priscilla Beaulieu Presley foi morar com ele. Ele também presenteou sua filha, Lisa Marie Presley, com os presentes mais caros, incluindo pôneis, acesso particular a parques e aluguel de um jato particular para levá-la a Idaho por vinte minutos para que ela pudesse ver a neve pela primeira vez. Apesar de um casamento inicialmente feliz, os vícios crescentes de Presley e sua incapacidade de manter um relacionamento com Priscilla levaram à separação. O eventual divórcio de Priscilla em 1973 também teria um custo enorme para a cantora, tanto financeira quanto emocionalmente.

Em seus últimos anos, Presley era fortemente viciado em medicamentos prescritos e gastava muito de seu suado dinheiro com médicos que estavam dispostos a prescrevê-los. Sua saúde se deteriorou rapidamente e seu desempenho foi prejudicado. No final de 1973, Presley teve de ser hospitalizado após ser encontrado em uma condição semicomatose e estar lidando com uma variedade de doenças, incluindo glaucoma além de seus problemas relacionados com drogas . Seu corpo finalmente cedeu em 1977 e o cantor morreu após um ataque cardíaco fulminante.

Após sua morte, o testamento de Presley nomeou seu pai como executor e curador. Vernon, a avó de Presley, Minnie Mae Presley, e a filha Lisa Marie Presley foram listados como beneficiários. Após a morte de Vernon em 1979, Priscilla assumiu como guardiã de Lisa Marie, co-administrando “The Elvis Presley Trust” junto com o National Bank of Commerce em Memphis, o banco Presley e Vernon fizeram negócios com Joseph Hanks, o contador de Presley e Vernon. Após a morte de Minnie Mae em 1980, Lisa Marie se tornou a única beneficiária da propriedade de Presley e em seu 25º aniversário em 1993, ela herdou a propriedade de seu pai. Um ano depois, a filha do Rei do Rock and Roll se casaria com o Rei do Pop, Michael Jackson. Enquanto os dois não tiveram filhos juntos, Lisa Marie tem quatro filhos de seus outros casamentos: Benjamin Keough, Riley Keough, Finley Aaron Love Lockwood, Harper Vivienne Ann Lockwood. Benjamin, infelizmente, faleceu no início deste ano.

Com o passar do tempo, o valor de Presley, naturalmente, aumentou substancialmente. As estimativas atuais indicam que Presley vale US $ 20 milhões e a Forbes revelou que a renda bruta do cantor entre 2000 e 2005 foi de US $ 45 milhões, o que, embora ainda não seja muito quando comparado com seu legado, ainda indica que o cantor vale, de forma bastante deprimente, mais morto do que antes enquanto ainda estava vivo. Elvis Presley Enterprises, a entidade corporativa criada pelo trust para conduzir negócios relacionados a Presley e gerenciar seus ativos, incluindo Graceland, é estimada em algo entre US $ 200 e 400 milhões.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio