CONFIRA!

Filha de Michael Jackson diz que ele era um pai normal que amava cantar e dançar

Filha do Rei do Pop relembra como era ser tratada por ele.

Publicado em 30/08/2021 12:55
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Quando o Rei do Pop Michael Jackson morreu em 2009, a nação ficou em silêncio. Uma luz se apagou sobre um dos maiores talentos da indústria da música e, no entanto, em muitos aspectos, a história do ícone estava apenas começando.

Paris Jackson, filha de Michal Jackson. (FOTO: Reprodução)

Apesar de seu inegável dom como artista, Michael foi marcado por acusações de abuso infantil e enquanto o mundo se retraia com as chocantes alegações tornadas públicas em Leaving Neverland, seus filhos Prince, 24, Paris, 23, e Blanket, 19, sempre estiveram ao lado seu famoso pai. Em declarações anteriores à revista Rolling Stone, Paris, 23, disse que perdeu a única coisa que era importante para ela quando Michael morreu de intoxicação, com apenas 50 anos. As crianças Jackson dizem que seu pai só queria que eles fossem felizes.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

(FOTO: Reprodução)

Coberta de tatuagens, das quais nove são dedicadas a seu pai, ela disse: “Ele só me trouxe alegria.” “Se você quer ser maior do que eu, você pode”, Michael aparentemente dizia a ela. “Se você não quer ser, você pode. Mas eu só quero que você seja feliz”, repetiu suas palavras. “Achei que o nome dele era papai, papai”, diz ela. “Nós realmente não sabíamos quem ele era. Mas ele era nosso mundo. E nós éramos o seu mundo. ”

Família de Michael Jackson pretende lançar álbum póstumo do cantor

Os irmãos de Michael Jackson revelaram que estão tentando gravar novas músicas com trabalhos inéditos do falecido cantor.

(FOTO: Reprodução)

Em uma entrevista ao The Sun, o irmão de Jackson, Tito, disse “há mais música para lançar” e o Rei do Pop “deixou algumas coisas para trás”. “Seria tão agradável estar em um álbum com Michael mais uma vez. Qualquer coisa que funcionasse, estaríamos dispostos a tentar e ver o que acontece ”, disse ele ao The Sun. “Está além do nosso controle, mas eles sempre tentam obter nossa participação e estamos sempre dispostos a oferecer.”

Em outra parte durante a entrevista, Tito disse que há planos em andamento para o primeiro lançamento de estúdio dos Jacksons desde 1989. Dois álbuns póstumos de Michael Jackson foram lançados desde sua morte em 2009, ‘Michael’ em 2010 e ‘Xscape’ em 2014.

VEJA TAMBÉM: Fãs de Madonna se revoltam com Lizzo após rapper negá-la como Rainha do Pop

Os vocais do cantor também apareceram em singles de Drake e Lenny Kravitz, entre outros, após sua morte. No início deste mês, o álbum “Thriller” de Jackson foi certificado 34x de platina nos Estados Unidos e continua sendo o segundo álbum mais vendido de todos os tempos nos Estados Unidos.

Como Michael Jackson conseguiu os direitos autorais do catálogo dos Beatles?

Em 14 de agosto de 1985, algo extraordinário aconteceu no mundo da edição musical. O evento impactou a indústria do entretenimento e acabou com o relacionamento profissional e pessoal entre dois ícones da música, que até então se revelaram um grande tag-team. A história da qual estamos falando envolve Michael Jackson e Paul McCartney e como, 35 anos atrás, o ex-Beatle perdeu os direitos e royalties de sua própria música.

Ou, dito de outra forma, o Rei do Pop astutamente empurrou Macca para o posto ao vencer uma guerra de lances multimilionária. Mas há um toque de ironia nessa saga, considerando que McCartney teve uma mão na sua própria ruína e mais tarde viria a se arrepender de suas ações.

Em 1983, McCartney de 40 anos e Jackson de 26 anos estavam se dando bem como uma casa em chamas. A talentosa dupla se uniu para duas canções de sucesso naquele ano, marcando um hit nº 2 da Billboard com ‘The Girl Is Mine‘ em janeiro e, mais tarde, foi ainda melhor com o líder das paradas nº 1 ‘Say Say Say‘. Este último foi incluído no álbum ‘Pipes of Peace‘ de McCartney, que também continha uma terceira colaboração de Jackson, intitulada ‘The Man‘.

É seguro dizer que essa parceria épica estava funcionando muito bem para ambos os compositores e Michael Jackson estava rapidamente se tornando a maior estrela pop do mundo graças ao sucesso de seu álbum ‘Thriller‘. Nesse ponto, ele estava ganhando dois dólares em royalties para cada álbum vendido e você pode dobrar esse valor para a inflação, então era perto de 5 dólares na economia de hoje. Então McCartney deveria ter pensado melhor quando aconselhou Jackson a investir seu dinheiro na publicação de música porque, afinal, era aí que residia a verdadeira renda passiva.

LEIA TAMBÉM: Compositor critica arrogância de Gusttavo Lima após ficar milionário com hit do cantor

Para um pouco de contexto, toda vez que uma música protegida por direitos autorais de um artista era usada para fins comerciais, uma taxa de licenciamento era paga à gravadora, que por sua vez pagava ao artista em royalties. Uma taxa de licenciamento separada também foi devida ao compositor da faixa, e é por isso que alguns compositores de sucesso que nem eram artistas podiam ganhar dinheiro garantido por muitos anos, depois de apenas escrever alguns sucessos.

Portanto, garantir os direitos de publicação das músicas era certamente um negócio lucrativo e McCartney deve ter sentido o aperto depois que perdeu sua participação na Northern Songs, a editora da qual ele tinha parte, junto com o colega Beatle John Lennon.

Para um pouco de contexto, toda vez que uma música protegida por direitos autorais de um artista era usada para fins comerciais, uma taxa de licenciamento era paga à gravadora, que por sua vez pagava ao artista em royalties. Uma taxa de licenciamento separada também foi devida ao compositor da faixa, e é por isso que alguns compositores de sucesso que nem eram artistas podiam ganhar dinheiro garantido por muitos anos, depois de apenas escrever alguns sucessos. Portanto, garantir os direitos de publicação das músicas era certamente um negócio lucrativo e McCartney deve ter sentido o aperto depois que perdeu sua participação na Northern Songs, a editora da qual ele tinha parte, junto com o colega Beatle John Lennon.

Em 1985, 16 anos depois de ganharem os direitos de 251 composições dos Beatles, a Associated Television, que agora pertencia ao bilionário australiano Robert Holmes à Court, anunciou que iria leiloar todo o seu catálogo editorial. McCartney estava em uma posição privilegiada para se lançar e pegar o que era seu por direito, mas foi superado por um Michael Jackson extremamente rico.

A pedido de Jackson, seu advogado do entretenimento John Branca acabou oferecendo US $ 47,5 milhões por todo o catálogo, que incluía os sucessos dos Beatles Hey Jude‘, ‘Yesterday‘ e ‘Let It Be‘, bem como 4.000 outras canções e uma biblioteca de efeitos sonoros. O acordo supostamente tomou forma no final de 1984, mas as negociações se estenderam até o ano seguinte, com ambas as partes supostamente ficando com medo em vários pontos.

Os advogados de Robert Holmes à Court estavam preocupados com a possibilidade de Michael Jackson estar fazendo uma licitação em nome de seu amigo McCartney, embora esse não fosse o caso. Aparentemente, o advogado de Jackson, Branca, havia verificado anteriormente com McCartney e com a viúva de Lennon, Yoko Ono (Lennon foi morto em 1980) se eles planejavam fazer uma oferta pelo catálogo, e foi informado de que não planejavam fazê-lo no momento.

McCartney deve ter mudado de ideia mais tarde, mas então já era tarde demais, pois Jackson adquiriu os direitos do catálogo dos Beatles em agosto de 1985.

McCartney claramente não gostou de ser superado por seu amigo em suas próprias canções e até comentou: “Acho que é duvidoso fazer algo assim, ser amigo de alguém e depois comprar o tapete em que estão pisando.” Essa amargura logo se transformou em uma cisão e a dupla, antes amistosa, dificilmente voltou a falar quando começaram a se separar, conforme o próprio McCartney admite.

Michael Jackson mais tarde aludiria a esse incidente em sua biografia ‘Moonwalk‘ (1988), onde disse: “Paul e eu aprendemos da maneira mais difícil sobre negócios, a importância da publicação e dos royalties e a dignidade das composições.

Jackson teria um lucro imenso com as canções do catálogo dos Beatles, permitindo que fossem usadas em anúncios comerciais, o que deixou McCartney estarrecido. Ele admitiu: “Isso meio que estraga tudo. Apenas tira a vantagem disso. Nossas músicas estão tendendo a ser um pouco comercializadas agora, o que eu não sou muito louco por isso.

Mais tarde, ele revelou a David Letterman em 2009 que havia pedido a Jackson uma parte dos lucros. “Eu escrevi algumas cartas e disse, Michael, você não acha que depois de 30 anos de sucesso com esta empresa que você agora possui, você não acha que eu poderia ter um aumento?” Aparentemente, a resposta de Michael Jackson foi a piada, “Oh Paul, isso é apenas um negócio.”

Jackson viria depois a vender metade de sua participação na ATV para a Sony por US $ 95 milhões, o que resultou na editora de música Sony / ATV detendo os direitos não apenas de músicas dos Beatles, mas também de músicas de artistas como Bob Dylan, Lady Gaga, Taylor Swift, Marvin Gaye, Hank Williams e Roy Orbison.

Sete anos depois da morte de Jackson em 2009, a Sony / ATV pagou US $ 750 milhões aos bens do falecido cantor pela outra metade da participação do ATV de Michael Jackson. Nesse ponto, o catálogo dos Beatles sozinho valia mais de um bilhão de dólares. Felizmente, tudo terminou bem para McCartney depois que ele chegou a um acordo não revelado com a Sony / ATV depois que abriu um processo contra eles em 2017. Isso foi graças ao US Copyright Act de 1976, que dá aos compositores o direito de reclamar seus direitos autorais de editores de música após 35 anos. Parece que McCartney se contentará em apenas “deixar estar” de agora em diante.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio