Há dois anos Avicii chocava o mundo ao cometer suicídio usando cacos de vidro

Publicado em 20/04/2020 15:01
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

No dia 20 de abril de 2018, o badalado produtor e DJ sueco Avicii foi encontrado morto em um hotel em Omã, no Oriente Médio. De família de artistas, aos 28 anos, o sueco sofria de depressão e teria tirado a própria vida usando pedaços de vidro de uma garrafa.

Após o acontecido, a família emitiu uma nota que dizia que o artista possuía alma frágil, lidava com questões existenciais e que ele queria encontrar paz. Já o padrasto do músico chegou a responsabilizar o empresário do DJ pela morte precoce de Tim. 

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Numa entrevista recente concedida à CNN, Klas Bergling, pai do produtor e DJ Avicii, falou sobre a morte do filho e disse que seu suicídio não foi algo planejado. “Foi tipo um acidente de trânsito” afirmou o patriarca. O depoimento foi publicado em julho de 2019 em um vídeo, disponível no canal do canal jornalístico no YouTube.

VEJA TAMBÉM: Avicii ganha homenagem póstuma em clipe de canção com Chris Martin

Durante a conversa, Bergling explicou que, mesmo tendo uma relação franca e aberta com o filho, muitas coisas aconteceram ao mesmo tempo e Avicii acabou perdendo o controle da situação.

“Como DJ ou artista, você tem que fazer muitas coisas que não quer, no final isso faz parte de você. Isso tira muito dessas pessoas — as viagens, a espera nos aeroportos, as madrugadas. Ele começou a notar que não se sentia bem quando chegou lá (no topo) em sua carreira” declarou.

O pai também cobrou das autoridades uma maior atenção às questões envolvendo a saúde mental dos cidadãos. “O que eles estão fazendo para lidar com problemas como esse na sociedade? O importante é tentar tratar dos problemas o quanto antes. É uma questão muito política que tem que ser resolvida e não discutida por mais 10 anos”.

O cantor britânico Aloe Blacc resolveu fazer uma homenagem de 24 horas ao falecido DJ: um evento virtual que incluirá música, homenagens e conversas com colaboradores e amigos de Avicii. Fãs também poderão participar com covers de “Wake Me Up” e “SOS”, marcando as mensagens e conteúdo com a hashtag #SingWithAloe. Os melhores serão escolhidos para cantar com ele no evento.

Aloe e Avicii trabalharam juntos na parceria “SOS” e no hit mundial “Wake Me Up”. Nesta segunda faixa, os dois músicos dividiram créditos da composição, Aloe entrou com a performance vocal e Avicii produziu. Vale lembrar que “Wake Me Up” foi nº1 pela Europa e alcançou o 4º lugar na Billboard Hot 100 em 2013.

Suicídio

O suicídio é considerado pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública, complexo, multifacetado e de múltiplas determinações, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero.

Todos os anos, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). No Brasil, uma pessoa morre por suicídio a cada hora, enquanto outras três tentaram se matar sem sucesso no mesmo período.

O assunto é tão complexo que muitas pessoas evitam falar a respeito, o que nem sempre é a melhor decisão. Um problema dessa magnitude não pode ser negligenciado, pois sabe-se que o suicídio pode ser prevenido. Uma comunicação correta, responsável e ética é uma ferramenta importante para evitar o efeito contágio.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio