Há exatos 60 anos, nasciam os Beatles!

Publicado em 17/08/2020 16:07
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em 17 de agosto de 1960, cinco amigos se apresentaram no clube Indra de Hamburgo. Com a formação de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison, Pete Best e Stuart Sutcliffe, acontecia o primeiro show dos Silver Beatles.

O antigo baterista da banda, Pete Best, lembra da ocasião: “Naquela época, Hamburgo era um dos melhores lugares, um dos mais loucos. Lá pudemos desenvolver nossos talentos e tivemos sucesso”.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Indra Club (FOTO: Reprodução)

Os integrantes da banda ainda eram muito novos e entre eles havia até menores de idade, sendo o mais velho Stuart Sutcliffe – que tinha apenas 20 anos.

VEJA TAMBÉM: O homem que previu a morte de Elvis Presley

E se engana quem pensa que na época os artistas tinham um vida boa. Eles viviam atrás de um cinema pornô chamado Bambi Kino.

O primeiro empresário do grupo, Allan Williams, afirmou: “Depois de tocar, eles costumavam voltar para tomar um café com torrada. Se você quisesse torrada com marmelada, tinha de pagar um pouco a mais. Ainda posso ver Paul McCartney dizendo a John Lennon: ‘Você está louco, isso custa um centavo a mais!’ E olhe só quanto dinheiro ele possui hoje”

Allan Williams, que faleceu em 2016. (FOTO: Reprodução)

Depois disso, a banda passou por mais outros dois clubes: o Kaiserkeller e o Top Ten.

Stuart Sutcliffe foi o primeiro integrante da banda a falecer. Em 10 de abril de 1962, ele veio a óbito por conta de uma hemorragia cerebral. Na época, ele era estudante de Artes.

A banda continua com sua intensa agenda de shows em clubes, e Paul chegou a afirmar que na época eles fizeram 800 horas apenas de ensaios.

“Éramos artistas de palco nos salões de dança de Hamburgo. E o que geramos era fantástico, quando tocávamos um rock puro!”, contou John Lennon.

Em Outubro de 62, eles cantaram pela última vez no “Star Club”, pois estavam com a expectativa de que poderiam se tornar algo maior que aquilo.

Em 22 de março de 1963 foi lançado o primeiro álbum dos Beatles com a formação que conhecemos, “Please Please Me”. O primeiro grande show deles foi em 1965 no Shea Stadium, em Nova Iorque para um total de 55.600 pessoas.

FOTO: Reprodução
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio