Confira!

História da música sertaneja raiz

Conheça um pouco do início do sertanejo, que faz tanto sucesso nos dias de hoje, após muitas modificações

Publicado em 25/10/2021 16:51
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Para quem não sabe, o ritmo sertanejo é totalmente brasileiro, e começou a ser produzido por volta de 1910. Na época, a moda de viola era predominante e o destaque no sertão. Historicamente, o sertanejo caipira, ou música caipira, esse gênero musical historicamente teve início com o Bandeirismo, um movimento de desbravamento no interior do Brasil pelos bandeirantes paulistas, no século XVI.

Entretanto, de acordo com o Dicionário Cravo Albin da MPB, a música sertaneja como tal surgiu em 1929, quando Cornélio Pires, pesquisador, compositor, escritor e humorista, começou a gravar “causos” e fragmentos de cantos tradicionais rurais da região cultural caipira. Dessa forma, abrangendo a área do interior paulista, norte e oeste paranaenses, sul e triângulo mineiros, sudeste goiano e matogrossense. 

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em resumo, o sertanejo é uma variação da música caipira, onde os principais instrumentos, de sua maioria artesanais, são a viola, o acordeão e a gaita. Isso quer dizer que a raiz do ritmo é totalmente voltado para o público do interior.

Além disso, a principal característica do sertanejo é melodia simples com uma letra potente e melancólica, geralmente. Porém, não se pode negar a semelhança com a música caipira. Entretanto, vem com uma variação de ser mais dançante e sem dúvida, mais urbana. Sendo assim, a música caipira traz uma vivência íntima do campo, os sertanejos, por sua vez, vem de uma maneira mais popular, com temas principais de amor.

Entretanto, ao longo dos anos, o sertanejo, assim como todos os outros ritmos, foram de adaptando. Com isso, o ritmo que começou no sertão, apenas com viola, falando da vivência do campo, foi se adaptando para histórias de amor, traição, até pegar no gosto da população em geral.

A dupla Milionário e José Rico estavam na estrada há muito tempo, quando começaram a fazer sucesso, apenas em 1973. Os sertanejos, consagrados, acumulam muitos sucessos em sua carreira. Confira alguns:

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio