A cantora carioca Anitta (FOTO: Reprodução)

A importante revista Time rasgou elogios para Anitta. Em uma matéria publicada, a plataforma afirma que a carioca é o “novo talento mais conhecido do país obcecado por música“, “vencedora de prêmios globais e nacionais” e “presença constante no topo das paradas de seu país“.

Ainda de acordo com a matéria, parte do desafio de Anitta está na especificidade de sua música: as raízes da cantora estão no funk brasileiro, também chamado de “baile funk” e “funk carioca”, estilo musical carioca característico que é paralelo ao hip-hop. Falante nativa do português, Anitta é fluente em espanhol e inglês – e fala um pouco de italiano – mas a maior parte de suas canções são em português, o que pode alienar o público de língua espanhola e inglesa que só quer cantar junto. Mas isso pode estar mudando: seu novo single, Me Gusta, acabou de estourar na Billboard Hot 100, um dos rankings musicais mais importantes dos Estados Unidos.

VEJA TAMBÉM: Ex-integrante dos ‘Menudos’ tenta suicídio e está internado em estado grave

Por um tempo, Anitta foi sua própria empresária, ávida por fazer sucessos e maximizar sua exposição ao redor do mundo. Seu quinto álbum, lançado este ano, é produzido com os EUA hitmakers e repleto de colaborações de estrelas: Cardi B em “Me Gusta”, a popular dupla porto-riquenha Arcángel & De La Ghetto no “Tócame” deste verão.”

Mesmo antes de a pandemia afetar a indústria da música, Coachella, o festival de música cancelado na Califórnia, era sua única apresentação internacional programada para 2020. Pela primeira vez em uma década, ela agora está passando mais tempo na casa que comprou no Rio , com sua família e seus cães.”

Ela pode ainda não ser um nome familiar nos EUA, mas sua confiança é um testemunho das formas como o poder cultural mudou globalmente, mais descentralizado do que nunca. É também um lembrete de como sua posição é única no cenário internacional – e o alvo nebuloso e mutante que marca o sucesso da indústria da música hoje.“, diz a matéria.