Jornalista que acusou BTS de manipular charts da Billboard se pronuncia

Tom Breihan se pronunciou sobre o assunto em seu Twitter

Publicado em 8/6/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O jornalista e editor Tom Breihan, do site Stereogum, fez um novo pronunciamento após escrever um artigo bem polêmico sobre o BTS, onde ele alegou que o sucesso do grupo nos charts da Billboard teria sido manipulado, o que gerou revolta nos fã. Agora, ele assumiu seu erro.

Na semana passada, o artigo publicado por ele intitulado de: “BTS And Their Fan Army Are Rendering The Pop Charts Useless“, foi duramente criticado. Nele, Tom Breihan analisou a ascensão do grupo de K-Pop nos charts da Billboard, começando com o sucesso “Dynamite” e com o atual single “Butter“.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

No artigo, apesar de reconhecer o talento dos meninos, o jornalista apontou que os esforços organizado pelos fãs para aumentar a classificação do grupo nas paradas musicais tornaram os gráficos globalmente menos precisos. “É frustrante ver um fenômeno como esse inflacionar as estatísticas, eliminando qualquer sentido de exatidão da forma como mantemos esses registros. […] A popularidade orgânica, força motriz por trás da música pop, mal parece existir. Em vez disso, as paradas pop estão se transformando em um campo de batalha para exércitos de fãs em guerra“, disse.

E agora, após a grande repercussão negativa que o artigo teve, ele voltou atrás e fez uma série de tweets em seu Twitter nesta segunda-feira (07), onde assumiu “ter errado ao escrever o artigo”.

“Eu nunca faço isso, mas acho que estava errado em escrever o artigo, ou pelo menos estruturá-lo da maneira como eu fiz. Os gráficos da Billboard nunca, nunca foram intocáveis e sempre estiveram sujeitos a manipulação”, ele iniciou.

Ele afirmou que a manipulação dos gráficos acontece na mãos de um selo de artista, mas no caso do grupo sul-coreano, os responsáveis por isso são os fãs. “A diferença com o BTS é que são os fãs que fazem a manipulação, não o selo. Eu realmente não entendo esse impulso, mas em uma era atomizada, é isso que está impulsionando a popularidade. O BTS tem o exército de fãs mais mobilizado e dedicado, e é por isso que eles estão ganhando”, ele continuou.

Apesar de reconhecer que as conquistas do BTS são “meio inspiradores”, Tom Breihan considera “Butter” uma “música ruim”.

VEJA MAIS: Site expõe dossiê sobre supostas traições de Nego do Borel; confira!

“BTS agora tem um monte de hits #1 com praticamente nenhum suporte de rádio, e isso é meio inspirador, de certa forma. […] Eu acho que ‘Butter’ é uma canção ruim, um exemplo de composição cínica do comitê, e o fato de que o selo recebe um crédito é grosseiro. Mas muitas canções muito piores do que essa chegaram ao número 1“, ele escreveu.

Apesar das críticas que recebeu, o jornalista não mudou as opiniões que expressou no artigo e declarou que não está em posição de determinar quais músicas devem ser classificadas número um.

“Estou cansado de falar sobre isso agora, então não vou me envolver com quem quer que apareça nas minhas menções, mas aí está. Eu estava errado. Bom trabalho, BTS“, ele finalizou.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio