Lady Gaga, Madonna e Pabllo Vittar: 10 músicas que você não sabia que eram “cópias” de outras

Publicado em 03/10/2020 15:25
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Sabe quando você está escutando uma canção e pensa “eu já ouvi ela antes”? Isso acontece pois muitos cantores utilizam a técnica de sample para criar suas músicas.

Sample (amostra, em português) é o nome dado para quando o artista pega fragmentos de uma faixa e coloca em outra.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Muitas vezes, cantores e produtores usam essa técnica em forma de homenagem aos artistas originais, ou simplesmente para dar um ar de “similaridade”. Alguns são até acusados de plágio pelo público por conta desse método.

VEJA TAMBÉM: Elza Soares regrava clássico de Caetano Veloso e Gilberto Gil

MADONNA
Em um dos casos mais famosos e bem feitos, a cantora norte-americana usou parte do instrumental de Gimme Gimme Gimme do ABBA para sua música Hung Up lançada em 2005 – mais de 25 anos depois da original.

PABLLO VITTAR
DJ, TOCA O SOM! A drag queen mais famosa do país (e mais influente do mundo) usou um sample de Lean On, música de Diplo e Mø, em um de seus primeiros sucessos, Open Bar. A música fez tanto barulho, que a maranhense foi notada pelo próprio DJ e hoje em dia mantém uma amizade e diversas músicas juntos.

SELENA GOMEZ
A cantora, que começou a carreira como atriz no Disney Channel e lançou seu primeiro álbum em 2009, usou sample em um dos seus maiores sucessos: Bad Liar. O instrumental da canção que chegou no top 20 da Billboard Hot 100 conta com fragmentos de Psyco Killer, lançada em 1977 pela banda Talking Heads.

NICKI MINAJ
A nova mamãe do pedaço usou sample no hit Anaconda! O mega sucesso, que conta com mais de um BILHÃO de streamings, usa fragmentos do viral dos anos 90, Baby Got Back, em seu refrão. OH MY GOD, LOOK AT HER BUTT.

KATY PERRY, LADY GAGA & BLACKPINK
E por falar em Nicki Minaj, em 2017 a rapper uniu forças com Katy Perry para a faixa Swish Swish – que serviu como uma “resposta” para Bad Blood de Taylor Swift.
Em 2020, Lady Gaga lançou um dos álbuns mais ouvidos do ano e sua 10ª faixa é um “feat” com o grupo coreano BLACKPINK, Sour Candy.
A semelhança entre as duas? O sample da canção What They Say de Maya Jane Coles.

SANDY E JUNIOR
A dupla mais amada do Brasil não poderia escapar dessa lista! Com um grande número de covers e versões em português de músicas internacionais, os irmãos lançaram em 1999 a canção Olha O Que o Amor Me Faz, que conta com um trecho de All By Myself de Celine Dion.

CARDI B
A parceira de Anitta em ‘Me Gusta’ estourou em 2018 com a faixa I Like It. Mas o que poucos sabem, é que o hit tem o sample de I Like It Like That, famosa na década de 60 na voz de Pete Rodriguez.
Em entrevista, o músico disse que nem conhecia a rapper até a música ser lançada: “Meus filhos e netos que me chamaram e me mandaram isso por mensagem”.

BLACK EYED PEAS
O grupo liderado pela modelo carioca Olga Maria de Souza, Corona, foi sampleado em um dos maiores sucessos da nova fase do Black Eyed Peas. A música RITMO tem fragmentos de The Rhythm Of the Night, lançada em 1995.

TAYLOR SWIFT
A canção que a miss Americana escreveu para Kanye West, Look What You Made Me Do, tem sample da música I’m Too Sexy, lançada em 1991 pela banda Right Said Fred.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio