A legendária banda britânica The Beatles (FOTO: Reprodução)

Uma guitarra rara usada por George Harrison e John Lennon dos Beatles foi vendida em leilão por £ 190.000. (Cerca de R$ 1,3 milhão na cotação atual).

O protótipo da guitarra fretless foi apresentado no Antiques Roadshow da BBC, onde foi avaliada entre £ 300.000 e £ 400.000.

Os especialistas acreditam que ela pode ter sido usada para gravar pelo menos duas faixas do White Album, lançado em 1968.

A casa de leilões Bonhams a descreveu como uma “guitarra icônica de um homem notável” durante uma licitação em Londres.

O músico Ray Russell recebeu a guitarra, feita por Bartell da Califórnia, em 1984 por George Harrison, disse Bonhams.

Na época, Russell estava trabalhando na música para um filme chamado Water, da produtora Handmade Films de Harrison.

Ele disse ao Antiques Roadshow que Harrison lhe pediu para tentar e então disse: “Está melhor para você, por que você não tem?”

John Lennon and George Harrison
(FOTO: Reprodução)

VEJA TAMBÉM: Além de Caetano Veloso, Chico Buarque também revela apoio a Boulos

Kenny Jenkins, da Leeds Beckett University, e o Dr. Richard Perks, da University of Kent, acreditam que a guitarra pode ter sido usada nas faixas Helter Skelter e Happiness Is A Warm Gun, disse o leiloeiro.

O especialista em Antiques Roadshow Jon Baddeley, que avaliou a guitarra em até £ 400.000, disse: “Acho que em 25 anos é de longe a coisa mais cara que já vi.”

O Sr. Russell continuou a tocar guitarra regularmente, ele disse durante um episódio filmado em Battle Abbey, East Sussex.

“Eu realmente nunca pensei sobre valor, como George sendo um companheiro e tudo mais. Não sabia que valia tanto dinheiro. É uma sorte não o manter em casa.”

Musician Ray plays the guitar
(FOTO: Reprodução)