Marido de Aline do Rouge revela caso de racismo vivido pelo filho do casal

Publicado em 06/06/2020 17:16
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Pouco tempo antes de iniciar a quarentena, o ator Igor Rickli e a cantora Aline Wirley levaram o filho Antônio, de 5 anos, para almoçar num restaurante chique da Zona Sul da cidade. Lá, Antônio ficou correndo de um lado para o outro até ver um cachorrinho. Fixado no bichinho, ele chegou próximo da mesa em que estava sua dona. Foi a primeira vez que o ator, branco, loiro, de olhos claros, sofreu com o racismo.

“Quando ele se aproximou da mesa desta senhora, louco para brincar com o cachorrinho, imediatamente ela recolheu as coisas dela, uma bolsa e um celular, com medo do meu filho. Aquilo me deu um clique. O meu filho vai passar por isso muitas vezes ainda na vida. E isso é assustador”, relatou.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Com a recente morte do americano George Floyd por policiais, Aline e Igor voltaram refletir com muita dor sobre o assunto e sobre a consequente reação do mundo. “Conversamos muito em casa. Não deveríamos estar mais nas ruas pedindo o fim da desigualdade e o respeito. O racismo já não deveria ser uma pauta. Mas sabemos que será ainda uma luta longa e árdua. E que nosso filho terá que ser forte para entender tudo isso”, reflete Aline.

Casados há dez anos, Aline e Igor já sofreram preconceito bem de perto. “Quando comecei a namorá-la, muitas pessoas vinham nas redes sociais me questionar. ‘Nossa, você podia ter qualquer mulher. Por que ela?’”, conta ele. Aline diz que durante muito tempo se poupou de comentários como estes ou de olhares vidrados que pareciam crucificar o casal.

“Eu também me desconstruí. Nasci e cresci do lado da minoria e achava que ok, este é meu lugar. Até doer profundamente, até imaginar que meu filho não poderia estar em outro lugar se eu pensasse assim. Sou eu que preciso empoderá-lo, dar o caminho para que ele um dia não precise justificar a sua raça e sua cor. Até porque ele é filho de um branco com uma preta. Tem estas duas raízes e vai ter que transitar entre elas”, analisa.

Repensando a edução do filho

Igor relembra o momento em que registrou o filho no cartório. “Em toda a minha ignorância e despreparo na época, registrei meu filho como branco. Com o nome de Antônio Wirley Christoforo. Eu suprimi o Silva da Aline, porque eu achava que era muito comum, mais um Silva. Olha quanta coisa errada! Isso é algo que vou mudar e ele terá o Silva. Quanto à cor, não deveria sequer existir algo do tipo numa certidão. Olha quanto tempo eu levei para entender esse racismo estrutural que a gente tem enraizado. Algo ancestral. Que nos foi ensinado de.forma errada. No fundo, eu quis proteger o meu filho”, confessa.

VEJA TAMBÉM: Anitta dança de biquíni com Gui Araújo e recebe tapinha no bumbum

Com os olhos no futuro, Aline e Igor estão, inclusive, pensando a respeito da educação escolar de Antônio. “Hoje, ele está numa creche-escola ótima, que amamos. Afinal, todo pai e mãe querem dar o melhor para seus filhos. Mas começamos a pensar por que não colocá-lo numa escola pública. Em que ele vai viver outra realidade e vai ver como é a vida de verdade. Por que não tentarmos dar à escola pública o melhor e fazê-la parte da nossa comunidade”, justifica Aline.

Porém, no momento, os papais tentam proteger Antônio da maldade das pessoas. Isolados, o casal não é de ostentar, optou por morar no meio do mato, e deseja apenas que Antônio não passe pelas mesmas humilhações que seus antepassados. “Ele nasceu muito branco. Eu nem sabia o que dizer. Uma vez, saímos com minha mãe, que é bem preta, e uma amiga bem branca. Enquanto saí de perto, foram perguntar à minha mãe se ela era a babá e minha amiga a mãe. Pode parecer pequeno. Mas isso machuca e magoa. Então, é importante que a gente se manifeste e fale o que sentimos. Precisamos falar o que está entalado”, pontua a cantora, que acompanhada do ator, escreveu uma carta para Antônio ler no futuro. Confira:

Carta para Antônio

“Filho, esperamos que no futuro quando vc ler isso, vc seja um homem livre.

Estamos em 2020, e nesse momento enquanto você dorme um sono tranquilo, estamos te olhando e pensando no seu futuro, e no futuro de tantas outras crianças que acreditamos serem a nossa esperança. Mas pra isso, você precisará de muita coragem e entendimento sobre o que se passa agora. O mundo está um caos, no meio de uma pandemia que se alastrou pelo planeta, fazendo a humanidade rever todos os seus valores.

Dentro dessa estrutura caótica, existe uma que vai direto ao que você é. Você é fruto do AMOR. Porém, é filho de uma mulher negra e um homem branco, o que faz de você um ser que integra ambas as raças . Isso seria lindo se não vivêssemos em um mundo onde o RACISMO existe.

O racismo é algo cruel, que atinge o povo Negro há séculos, e que continua matando e massacrando esse povo. Os negros são alvo de uma sociedade que quer apagar a sua história, sendo eles inferiorizando, desumanizando, fazendo com que acreditem que suas vidas não são importantes. Mas, exatamente nesse momento, milhões de negros estão tomando as ruas pelo mundo afora, gritando por seus direitos, por igualdade e por justiça, por tantos que já morreram somente por serem negros. Eles estão exaustos de serem subjugados, maltratados e de viverem à margem da sociedade.

Filho, você é Negro. Em algum momento da sua vida, provavelmente terá seu cabelos afro, que tanto ama, ridicularizado e você sofrerá por isso. No entanto, por ser filho de um homem branco sofrerá bem menos que um irmão seu que seja retinto. Mas ainda assim seu coração sentirá, porque essas dores estão interligadas.

Por isso, é preciso que esteja preparado, potente e forte. Exatamente por isso estamos aqui pensando agora em como podemos te nutrir, pra que você esteja consciente da sua luta. A gente espera, do fundo do coração, que o SEU hoje seja melhor que o nosso. Que você não esteja sofrendo NENHUM tipo de preconceito. Que seu black, que é a sua coroa, continue linda, como símbolo de orgulho, e que nenhum irmão negro seu seja vítima de violência outra vez.

Esse mundo precisa muito viver o amor e o respeito.”

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio