Saiba mais!

Mary Austin: como vive a ex-namorada de Freddie Mercury 30 anos após sua morte?

Como vive o grande amor da vida de Freddie Mercury?

Publicado em 20/04/2021 10:53
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Mary Austin foi o “grande amor da vida” de Freddie Mercury, apesar deles terem se separado em 1976. Durante os quinze anos seguintes, ela permaneceu a seu lado como sua confidente. Mary organizou todas as suas finanças pessoais, encontrou uma casa em West Kensington para ele e depois certificou-se de que tudo corria bem.

Ela foi a única pessoa em quem ele confiou para enterrar as suas cinzas num local secreto depois de sua morte. No seu testamento, Freddie deixou surpreendentemente à Mary toda a sua fortuna, além de sua casa e metade dos seus ganhos futuros com o Queen.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Muitos dos amigos de Freddie ficaram chocados ao saber que ele tinha deixado quase tudo a uma namorada de quem se separou 15 anos antes, embora ele estivesse numa relação séria com o namorado Jim Hutton quando morreu. Jim até confessou no seu livro, Mercury and Me, que a estrela do Queen lhe prometeu deixar-lhe a casa por causa disso.

Freddie morreu em 24 de Novembro de 1991 e uma cerimónia fúnebre aconteceu três dias mais tarde. Três meses mais tarde, Mary pediu a Peter, Jim e ao ex Joe Fanelli (ex-namorado de Freddie) que eles saíssem da mansão localizada em One Garden Lodge.

Isto causou algumas brigas e muitos viram-no como uma traição à memória de Freddie. Mais uma vez, Peter falou com The Express para esclarecer uma história confusa e inflamada.

Ele disse: “Como todos sabem no seu testamento, ele deixou Garden Lodge e todo o seu conteúdo a Mary Austin. Isto não incluía três homens adultos. Para que o testamento escrito de Freddie pudesse passar pelo testamento foi necessário que já não estivéssemos na casa e foram-nos dados a todos três meses para tomarmos as nossas providências. Não fomos despejados nas ruas, pois Freddie tinha-se assegurado de que todos nós tínhamos para onde ir. Freddie deixou a cada um dos três homens £500.000 para começar, o que foi uma quantia ainda mais considerável em 1991″.

Mary falou mais tarde de quão perturbadora foi toda esta experiência: “Alguns dos fãs até me disseram que eu era apenas a guardiã da casa. Isso doeu. Sei que vários dos amigos gays de Freddie ficaram surpreendidos por Freddie ter me deixado tanto. Ali estavam aqueles que achavam que deveriam eles ter ficado na casa. Era como se as pessoas me invejassem por ter o que ele me tinha deixado”.

VEJA TAMBÉM: “Sem sua força não teríamos este sucesso” afirma Janet Jackson sobre o falecido pai

Foram também mais oito anos antes de Mary receber a maior parte do seu dinheiro do testamento: “Foi uma época preocupante. Os impostos tinham sido pagos, mas sem que o dinheiro viesse, não sabia se tinha dinheiro para manter a casa. Senti-me sob muita pressão”.

Mary ficou na casa e criou lá a sua família. Ela tinha casado com o pintor Piers Cameron em 1990 e eles tinham dois filhos juntos, Richard e James. O casal divorciou-se em 1993 e Mary voltou a casar em 1998 com Nicholas Holford. Essa relação também terminou em divórcio em 2002.

Mary permaneceu na One Garden Lodge ao longo dos anos e as raras entrevistas que deu de dentro de casa mostraram que ela tinha mudado muito pouco das decorações luxuosas de Freddie. Ela admitiu não poder entrar no quarto dele durante os três primeiros anos em que lá viveu.

Durante muitos anos, os fãs de Freddie reuniam-se no exterior da casa e pintavam as paredes do jardim e o pavimento exterior com grafites dedicados ao seu ídolo. Em 2017 Mary mandou esfregar o muro e foram colocados avisos de que a pixação do muro era um crime.

Mesmo que muita gente até hoje duvide da posse de Mary Austin, o testamento de Freddie Mercury afirma: “Deixo à Mary Austin a minha casa conhecida como Garden Lodge, 1 Logan Place, ou se for vendida tal outra casa ou apartamento em que residirei como minha residência principal a hora da morte juntamente com todo o conteúdo e todos os meus bens pessoais que possam ser detidos por bancos ou outros terceiros o destino da minha morte”.

O dia de aquisição de direitos que é mencionado noutro lugar do testamento e expira após 50 anos refere-se às receitas adicionais que várias pessoas, incluindo Mary, recebem da parte de Freddie dos direitos do músico do Queen.

Mas e a casa?

Em termos legais, a casa em si é a de Mary, para viver e dispor como só ela deseja. Mais uma vez, muitos fãs acreditam que a casa deveria ser transformada num museu, algo que Mary tentou persuadir Freddie a fazer. Mas ele sempre quis que a casa continuasse a ser uma casa de família habitada e bem amada.

Mary permanece lá até hoje, uma pessoa profundamente privada como sempre foi, com as suas próprias memórias pessoais e privadas do homem que um dia disse: “Vou amá-la até ao meu último suspiro”.

E foi exatamente isso que ele fez.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio