Mesmo na crise, cantor doa lucros de suas músicas pra combater a pandemia; conheça Cirio

Publicado em 24/05/2020 09:39
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O cantor e compositor gaúcho CIRIO, de Porto Alegre, lança nessa sexta-feira (22/05), em todas as plataformas de música, o EP “Internação”, um trabalho importante e urgente em tempos de coronavírus e crise na saúde. O álbum vem para conscientizar a sociedade sobre a importância da doação, inclusive a de órgãos, e para refletir sobre a falta de investimentos em saúde pública no Brasil, problema evidenciado hoje com a pandemia.

“As músicas do EP foram compostas em meio a uma tragédia pessoal, a internação em um hospital e o falecimento da minha mãe, Mariuccia Cirio, 80 anos, em 2016, a quem eu dedico este disco. Por carregarem uma grande carga real de emoção, as músicas são atemporais e geram fácil identificação, pois abordam assuntos comuns a todo mundo, como a aceitação da morte, a dor do luto, a busca por uma religião nos momentos finais da vida e a importância da doação de órgãos para a vida de milhões de pessoas.”, explica CIRIO.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

MÚSICA PARA ARRECADAR DOAÇÕES

Todos os direitos autorais arrecadados pelo EP “Internação”, assim como todas as futuras ações que envolverem as músicas do disco, serão integralmente doados pelo artista para ONGs e instituições voltadas para áreas da saúde e comunidades afetadas pela crise do coronavírus. Ou seja, toda vez que a música tiver alguma execução pública, seja em plataformas de streaming ou mídias tradicionais, como rádio e televisão, o dinheiro arrecadado via ECAD será revertido para causas sociais. “O lançamento desse EP é algo muito especial. Não poderia abordar esse assunto sem fazer a minha contribuição pela sociedade, ajudando de um jeito prático. Além dos direitos autorais serem doados, enquanto eu estiver vivo, e espero que depois também, tudo o que envolver esse projeto terá como finalidade principal a doação. É o que a minha mãe gostaria que fosse feito.”, desabafa CIRIO.

(FOTO: Divulgação)

REFERÊNCIAS E DETALHES SOBRE AS GRAVAÇÕES

O lançamento é novo, mas o luto durou 4 anos. As gravações são de 2016 e foram realizadas logo após o falecimento da mãe do compositor. O registro aconteceu no estúdio Linha Sonora, em Caxias do Sul, onde CIRIO morou por 5 anos, contando com a produção musical de Jonas Godoy e com a participação de outros músicos convidados. Em 2019, o cantor voltou para Porto Alegre, cidade em que nasceu, para dar continuidade em sua carreira.

Entre algumas referências que podem ser encontradas na obra estão manifestações artísticas diversas como as obras “A vida de Brian” (Monty Phyton) e “O Mágico de Oz” (L. Frank Baum); cantores como Tom Zé e Roberto Carlos e bandas como Pink Floyd e Radiohead, passando por gêneros como rock, blues, baião, reggae e MPB, além de referências a religiões cristãs como o Catolicismo e o Espiritismo.

O EP Internação é o amadurecimento de um trabalho consistente desenvolvido pelo autor há cerca de 6 anos com o canal CIRIO TV e com a série Cantadas Crônicas, na qual CIRIO cria composições que refletem sobre assuntos atuais, somando mais de 2 milhões de visualizações em seus vídeos.

Link para ouvir o disco em todas as plataformas:

SOBRE O ARTISTA

Maurício Cirio, de nome artístico CIRIO, 32 anos, gaúcho de Porto Alegre (RS), é cantor, compositor, e criador do canal CIRIO TV e da série Cantadas Crônicas, na qual reflete sobre assuntos do nosso cotidiano por meio de canções inéditas. Tem mais de 200 músicas já compostas para diferentes projetos e plataformas de mídia e, além dos quatro álbuns já lançados, também faz o público refletir sobre assuntos atuais com o lançamento de vídeos que misturam humor e crítica social, somando mais de 2 milhões de visualizações e cerca de 10 mil inscritos em seus canais.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio