Michael Jackson detonou Elvis Presley e Beatles em carta secreta

Publicado em 04/05/2021 15:12
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O ícone pop Michael Jackson teve uma forte amizade com o ex-baixista dos Beatles, Paul McCartney, que até viu os dois colaborarem de forma artística. No entanto, esse relacionamento terminou abruptamente em 1985, quando Jackson surpreendentemente pagou US $ 47,5 milhões (R$ 254 milhões) para possuir os direitos de publicação de todo o catálogo de material dos Beatles, superando McCartney no processo.

O movimento, sem surpresa, irritou Paul McCartney infinitamente, especialmente considerando que ele foi a mesma pessoa que alertou Jackson sobre o leilão em primeiro lugar. O ex-Beatle, com razão, se sentiu traído e, a julgar pelas cartas correspondentes escritas pelo cantor de Thriller – nas quais ele é brutalmente mordaz sobre os Beatles, Elvis Presley e Bruce Springsteen – claramente não havia amor perdido.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

As cartas de Jackson foram recentemente desenterradas pelo The Sun e tornaram-se públicas pela primeira vez, oferecendo uma visão muito sincera da luta do ex-membro do Jackson 5 em ser um homem negro no mundo de um homem branco – que ele queria mudar.

Ele estava frustrado com o fato de que artistas brancos seriam considerados The King ou The Boss – em referência a Elvis e Bruce Springsteen – e Jackson acreditava que havia artistas negros que eram mais talentosos, mas estavam famintos de aclamação.

Sua crítica de que os Beatles receberam tanto sucesso ao tornar a black music mais palatável para o público mainstream é uma afirmação justa, que até John Lennon discutiu em uma de suas entrevistas finais ao aparecer no programa ‘The Tomorrow Show’ de Tom Snyder em 1975.

As pessoas sempre tentaram erradicar o rock‘ n ’roll desde que ele começou, sempre pensei que era porque vinha da música negra e as palavras tinham muito duplo sentido nos primeiros dias”, disse Lennon. “Era tudo isso ‘nossos lindos garotos brancos vão enlouquecer mexendo seus corpos’, agora a música atingiu seu corpo e os Beatles levaram isso um pouco mais longe, tornaram-no um pouco mais branco, ainda mais do que Elvis fez porque éramos ingleses”, acrescentou.

Em suas cartas, Jackson escreveu: “Ao longo da história, os homens brancos sempre marcaram as páginas da história com Great White Hopes colocando os brancos sobre os negros como nobres como Elvis sendo o Rei do Rock and Roll, Springsteen sendo The Boss e The Beatles sendo os melhores.”

LEIA TAMBÉM: Compositor critica arrogância de Gusttavo Lima após ficar milionário com hit do cantor

Ele então elogiou os Beatles afirmando que eles “eram bons” antes de afirmar que “eles não eram melhores cantores ou dançarinos do que os Blacks”. A sensação pop tardia disse então descaradamente que os brancos controlavam a mídia e que eles podiam “fazer o público acreditar no que quisesse”.

Vou mudar isso AGORA com o poder de minhas canções e danças e olhares e total reclusão e mundo de mistério. Eu governarei como o Rei”, escreveu ele e acrescentou que Elvis não era o‘ rei ’e prometeu“ mostrar a Springsteen quem manda”, antes de revelar que estava “muito zangado ”e jurou “mudar as coisas”.

Seu objetivo era muito saudável, ele queria ter certeza de que “as crianças brancas podem ter heróis negros para que não criem preconceito. Meu objetivo é me tornar tão ‘Grande’, tão poderoso. Para se tornar um herói, para acabar com o preconceito. Para fazer essas criancinhas brancas me amarem vendendo mais de 200 milhões de álbuns”, continuou Michael Jackson.

O cantor acrescentou que isso deu o combustível de que ele precisava para realizar seus sonhos, que é seguro dizer que ele conseguiu realizar. “Tudo isso me acendeu. Para obter o reconhecimento para que brancos e negros de todas as raças me amem para estar na capa da Time, Life, Newsweek“, escreveu ele.

Mas eu fiz isso por raiva. Ficar quites. Para me provar. Eu amo brancos, negros, todas as raças. Eu quero o que é justo. Agora é a hora da minha realeza para sempre. Quero que todas as raças amem como uma.”, concluiu.

A carta foi mordaz em partes, mas em seu cerne, Michael Jackson pretendia fazer um ponto mais amplo e não se importava em quem ele pisoteava no caminho para se tornar a maior estrela de todos os tempos – que sentia que tinha que trabalhar duas vezes mais que seus homólogos brancos para conseguir isso.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio