Michael Jackson é o artista mais vendido de todos os tempos?

Publicado em 14/01/2021 18:20
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Michael Jackson detém o título de artista mais vendido de todos os tempos há décadas – mas ele ainda está no primeiro lugar?

O rei do pop quebrou recordes com seu álbum Thriller, que foi um dos discos mais vendidos de todos os tempos. Isso cimentou seu lugar como uma das estrelas pop mais influentes de todos os tempos, um título que ainda hoje detém. Mas ele perdeu seu lugar no ranking de artistas mais vendidos, e quem é o artista mais vendido agora?

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Esta é uma questão interessante, pois existem diferentes definições de best-seller dependendo de quais classificações você está olhando.

Por um lado, algumas listas de artistas mais vendidos levam em consideração apenas os EUA, o que não parece ser uma maneira inteiramente definitiva de olhar para a produção de um artista.

Além disso, outros levam em consideração apenas as vendas de álbuns, em vez de olhar para singles e outros discos.

VEJA MAIS: Fernando Zor nega que casará com Maiara mas diz que não estão brigados: “Ainda não”

Não é preciso dizer que os álbuns são apenas uma parte da imagem, já que muitos artistas divulgam um novo álbum por meio do lançamento de singles, estimulando os fãs a continuar comprando.

Além disso, os singles também incluem faixas bônus que nem sempre são incluídas nos álbuns, o que significa que são quase tão colecionáveis ​​quanto os discos mais longos.

Existem também EPs, ou execuções estendidas, que conterão mais canções do que um único, mas menos do que um álbum completo, que também é conhecido como LP (long play) na era dos discos sobre CDs e fitas sendo vendidos.

Finalmente, muitas dessas classificações não levam em consideração o streaming e, em vez disso, consideram as ‘unidades certificadas’.

As unidades certificadas passaram a incluir streaming a partir de 2004, com 100 streams contando como um download, que é uma unidade.

Como resultado, os artistas mais novos que contam com serviços de streaming para promover sua música são medidos por 100 streams em comparação com a venda de um álbum de outro artista, o que torna mais difícil avaliar quem é realmente o artista mais vendido.

Uma lista, baseada em uma compilação de fontes de notícias diferentes, como Billboard e MTV, Michael Jackson, apesar de ser um dos artistas mais bem pagos de todos os tempos, mesmo após sua morte, é apenas o terceiro artista mais vendido por aí.

Seu total de unidades certificadas, incluindo álbuns, singles, vídeos e downloads digitais somam 234,5 milhões. Ele foi derrotado pelos Beatles, cujo total fica em 282,3 milhões, enquanto Elvis Presley, em segundo lugar, tem 227,3 milhões.

Há mais discrepâncias com esta lista, no entanto, já que alguns artistas afirmam ter unidades certificadas mais altas com base na manufatura, o que significa que tanto Elvis quanto os Beatles afirmam ter vendas de mais de 600 milhões cada.

Na lista do Business Insider, baseada puramente nas vendas de álbuns nos EUA, Michael nem mesmo aparece no Top Five.

Em vez disso, ele está no número sete, com 84 milhões de unidades de álbuns vendidos nos EUA.

O primeiro lugar pertence aos Beatles, mais uma vez, enquanto Elvis ocupa o terceiro lugar desta vez, com o astro country Garth Brooks em segundo lugar.

Embora Michael possa não ser o artista mais vendido de acordo com os registros, seu álbum Thriller tem sido elogiado como o álbum mais vendido de todos os tempos, um recorde importante que ele quebrou.

De acordo com o Business Insider, no entanto, este título também foi obtido, e Thriller foi derrubado pelo álbum de compilação Greatest Hits dos Eagles.

Nos EUA, Thriller vendeu apenas 33 milhões de unidades nos EUA, em comparação com os 38 milhões do Eagles em seu recorde de 1976.

No entanto, Michael pode respirar aliviado, já que esta classificação inclui apenas as vendas de álbuns nos EUA, ou seja, em todo o mundo, Michael ainda é o líder.

Globalmente, Thriller vendeu 47,3 milhões de unidades certificadas, enquanto os Eagles Their Greatest Hits (1971–1975) vendeu 41,2 milhões.

Embora ele possa não ser o artista mais vendido, Thriller provavelmente o manterá no topo de alguns rankings por um tempo, com um grande empurrão de outro artista sendo a única maneira de derrubar o Rei do Pop.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio