Michael Jackson “fugiu para o espaço” após ser acusado de abuso infantil

Publicado em 11/8/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Com a divulgação do álbum HIStory em 1995, as músicas de Michael Jackson tinham se tornado controversas e raivosas. Divulgado dois anos após Jackson ser acusado, e inicialmente inocentado, das acusações de abuso sexual infantil, o disco está repleto de músicas agridoces e amargas.

Entre elas, destacam-se neste sentido “Money” e “DS” (em referência ao promotor Dom Sheldon, que fez acusações contra ele). O jornalista Michael Cragg do site Dazed Digital esmiuçou alguns detalhes sobre o milionário clipe que foi considerada uma obra de arte na época.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Enquanto sua relação diversas vezes tóxica com os jornais já tinha sido abordada anteriormente na carreira — principalmente em “Leave Me Alone” do disco Bad e “Why You Wanna Trip On Me” de Dangerous — a maioria da fúria contida no disco HIStory apresenta apelos e manifestos pesados cheio de metáforas.

VEJA TAMBÉM: Katy Perry diz que filha mostrou dedo do meio em ultrassom: “Essa é a minha garota”

(FOTO: Reprodução)

O single “Scream” — lançado em 31 de maio há vinte e seis anos atrás — ofereceu uma sensação de purificação catártica. Através do dueto com sua irmã mais nova, Janet Jackson, a faixa produzida por Jimmy Jam e Terry Lewis, “Scream” mostrava a dupla de astros furiosa disparando contra as manchetes da imprensa enquanto batidas industriais e percussão davam o ritmo para uma explosiva performance vocal de Michael: “Oh irmão, por favor, tenha misericórdia porque eu simplesmente não aguento”, ele diz no clipe onde o astro foge para o espaço com sua familiar irmã para uma nave em formato de ventre.

(FOTO: Reprodução)

Custando nada menos que 7 milhões de dólares, o clipe que contou com 11 sets de gravação chegou a entrar para o Guiness Records da época e ficou no topo da lista dos vídeos musicais mais caros de todos os tempos. O diretor do projeto Mark Romanek dirigiu os irmãos em um set com nave espacial completa, contando com jardim zen interno, galeria de arte, quadra de squash e salão de jogos.

(FOTO: Reprodução)

“Scream” se tornaria o primeiro single dos 37 anos de história da Billboard a estrear no número cinco na Billboard Hot 100 dos EUA, onde atingiu o seu pico semanal. Reveja o clipe abaixo:

(FOTO: Reprodução)
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio