O astro britânico Elton John (FOTO: Reprodução)

Nomes como Mick Jagger e Keith Richards (dos Rolling Stones), Steven Tyler e Joe Perry (dos Aerosmith), Elton John, Lionel Richie, R.E.M., Green Day, Panic! at the Disco, BlondieLinkin Park, entre outros, fizeram uma carta aberta. Nela, eles exigem que políticos dos Estados Unidos peçam autorização antes de utilizar suas músicas em eventos. A iniciativa foi mobilizada pela organização Artist Rights Alliance (ARA), que não tem fins lucrativos.

A Ara pede que sejam estabelecidas “políticas claras que exigem que os responsáveis pelas campanhas busquem o consentimento de artistas, compositores e donos dos direitos autorais antes de usar publicamente suas músicas em um cenário político“.

Nomes como Mick Jagger e Keith Richards (dos Rolling Stones), Steven Tyler e Joe Perry (dos Aerosmith), Elton John, Lionel Richie, R.E.M., Green Day, Panic! at the Disco, BlondieLinkin Park, Sheryl Crow, Sia, Lorde, Elvis Costello e Cyndi Lauper. Além de outros nomes, assinaram o texto feito pela ARA.

VEJA TAMBÉM: Com cenas do filme BLACK IS KING, Beyoncé e Major Lazer lançam novo clipe

Como artistas, ativistas e cidadãos, pedimos que vocês se comprometam que todos os candidatos que vocês apoiam buscarão o consentimento dos artistas e compositores creditados antes de usar suas músicas em campanhas e cenários políticos. É a única maneira de proteger efetivamente seus candidatos contra riscos legais, controvérsias públicas desnecessárias e complicações morais resultantes de reivindicar ou implicar falsamente o apoio de um artista ou distorcer a expressão de um artista de maneira pública“, diz trecho da carta.

Ser trazido à política dessa forma pode comprometer os valores pessoais de um artista, além de desapontar e alienar fãs, o que traz grande custo moral e econômico. Já para artistas que escolhem ser engajados politicamente em campanhas e outros contextos, esse tipo de uso público sem autorização traz confusão às suas mensagens e prejudica a eficácia“, afirma.

Confira todos os artistas e bandas que assinaram o texto:

Aerosmith
Alanis Morissette
Amanda Shires
Ancient Future
Andrew McMahon
Artist Rights Alliance
B-52s
Beth Nielsen Chapman
Blondie
Butch Walker
CAKE
Callie Khouri
Courtney Love
Cyndi Lauper
Dan Navarro
Daniel Martin Moore
Duke Fakir
Elizabeth Cook
Elton John
Elvis Costello
Erin McKeown
Fall Out Boy
Grant-Lee Phillips
Green Day
Gretchen Peters
Ivan Barias
Jason Isbell
Jewel
Joe Perry
John McCrea
John Mellencamp
Keith Richards
Kurt Cobain estate
Lera Lynn
Lionel Richie
Linkin Park
Lorde
Lykke Li
Maggie Vail
Mary Gauthier
Matt Nathanson
Matthew Montfort
Michelle Branch
Mick Jagger
Okkervil River
Pearl Jam
Panic! At The Disco
Patrick Carney
R.E.M.
Regina Spektor
Rosanne Cash
Sheryl Crow
Sia
Steven Tyler
T Bone Burnett
Tift Merritt
Thomas Manzi
Train