Morre artista que entrou para história dos Beatles

Publicado em 11/07/2020 17:34
Por
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

No dia 26 de junho, aos 84 anos, a fotógrafa Fiona Adams, conhecida por registrar umas das fotos mais icônicas dos Beatles, morreu aos 84 anos, conforme as informações da BBC. O falecimento foi confirmado pelo Karl, filho dela.

Fiona estudou na Ealing College of Art and Technology, sendo a única mulher da turma. Trabalhou como assistente de Douglas Glass, do Sunday Times, se envolveu na produção de documentário até chegar na revista Boyfriend, de acordo com o The Guardian.  

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Na década de 1960, Adams fotografou diversas celebridades, como Jimi Hendrix e Bob Dylan. No entanto, ela entrou para a história com uma fotografia do maior quarteto do mundo, os Beatles.

A fotógrafa acompanhou o Fab Four em 1963 em um passeio por um local histórico de Londres, que foi bombardeado durante a guerra. Foi quando Fiona pediu para os artistas fazerem uma pose na ponta de uma cratera e em seguida, pediu para eles pularem o mais alto que pudessem. 

“Eu nem pensei em checar se era seguro ou não”, disse Fiona, segundo a NME. 

Foto: Fiona Adams / Redferns

Ela continuou: “Eu lutei para entrar na cratera com meu pesado estojo de câmera. Tinha uma pilha de tijolos caídos e detritos no fundo. Os garotos fizeram a parte deles e ficaram de pé – em uma bela silhueta contra o céu e os prédios. E preparei minha câmera e gritei: ‘um, dois, três – pulem!’. E eles pularam – duas vezes”.

Os registros foram publicados na revista Boyfriend e, depois, uma delas foi selecionada por John Lennon para estampar a capa do primeiro EP da banda Twist And Shout no Reino Unido.

LEIA TAMBÉM: Segundo a polícia, corpo de Naya Rivera pode ‘nunca ser encontrado’

A fotografia ainda seria descrita como “uma das imagens mais marcantes da cultura do século XX” por Terence Pepper, curador da coleção fotográfica do National Portrait Gallery, que incluiu em 2009 o trabalho de Fiona na exposição Beatles to Bowie: The 60s Exposed.

O falecimento de Fiona Adams ganhou repercussão no Twitter e alguns internautas compartilharam os retratos mais conhecidos da fotógrafa.

Veja as reações:

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio