A legendária banda britânica The Beatles (FOTO: Reprodução)

O quarteto The Beatles não marcou somente a música, mas teve relevante influência sobre outros hábitos e estilos de vida dos consumidores, especialmente dos jovens.

Além disso, os cantores estão ligados intimamente à história da televisão mundial, pois foram John Lennon, Ringo Star, Paul McCartney e George Harrison, as estrelas da primeira transmissão mundial de TV ao vivo, evento que aconteceu no dia 25 de junho de 1967, direto de Londres.

DIÁRIO DOS BEATLES: Há 50 anos,os Beatles participavam da 1ª ...
(FOTO: Reprodução)

O marco revolucionário da televisão mundial aconteceu quando o canal inglês BBC se juntou a um grupo de emissoras de nada menos que 26 países para exibir uma performance do grupo The Beatles gravando a performance ao vivo no legendário estúdio Abbey Road Studios numa interpretação da música All You Need Is Love. Os Beatles, assim,  ajudaram a moldar a história da televisão e das transmissões ao vivo pois foram fundamentais numa das datas mais importantes da história das telecomunicações.

(FOTO: Reprodução)

Naquele dia, o aguardado e anunciado programa “Our World”, de duas horas e meia de duração foi transmitido simultaneamente para 24 países. Foi também a primeira vez que Lennon e McCartney apresentarem ao mundo pela primeira vez a faixa “All You Need Is Love”, exatamente às 20 horas e 54 minutos daquele histórico domingo na capital de Londres.

Primeira transmissão ao vivo da TV mundial foi com The Beatles
(FOTO: Reprodução)

VEJA TAMBÉM: Xuxa pode ter que pagar indenização milionária de R$ 2,5 milhões por processo

A live, que obteve a maior audiência da história da TV até então (estimada em nada menos que 400 milhões de telespectadores) foi planejada pelo produtor da BBC britânica, Aubrey Singer, que gerenciou a equipe da sala principal de controle da transmissão dos estúdios da emissora na capital da Inglaterra.

(FOTO: Reprodução)
(FOTO: Reprodução)

Para a revolucionária missão, além da participação conjunta de outras salas de controle ao redor do globo, foi preciso também a utilização de três satélites de grande alcance na órbita terrestre (Intelsat I, Intelsat II e ATS-1), além de cerca de 1,5 milhões de quilômetros de cabos e uma numerosa equipe de empregados espalhada pelo mundo. Nada menos que 10 mil pessoas teriam trabalhado na transmissão mundial, entre técnicos, produtores e intérpretes, nas cerca de duas dezenas de países onde a live foi exibida.

Assista abaixo: