Música dos Beatles fez tanto sucesso que eles foram acusados de trapaça

Publicado em 09/07/2021 17:39
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A ascensão dos Beatles à fama estava além de qualquer coisa que alguém já tivesse visto ou ouvido antes. Como um meteoro, o grupo voou pelo céu e chegou ao estrelato. Essa ascensão à fama significa que o ciúme não foi apenas sugerido, mas esperado, e aqueles em torno dos Fab Four não decepcionaram com muitas bandas contemporâneas e outros no mundo da música ficaram pasmos com seu sucesso. Na verdade, uma música foi disparada tão rapidamente nas paradas que a banda foi acusada de trapacear o sistema.

A faixa em questão foi a primeira que eles gravaram, o clássico dos Beatles de 1963, ‘Love Me Do’. Como McCartney reflete na faixa, “a primeira música que gravamos, tipo, de verdade. Primeira audição séria. Eu estava muito nervoso, eu me lembro. John deveria cantar o solo, mas eles mudaram de ideia e me pediram para cantar no último minuto. ” A música seria o primeiro passo da banda para seu status lendário.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Lançar o single de estreia é um assunto estressante. Embora a maioria das bandas seja assinada com um certo grau de fanfarra e exagero, os Beatles ainda estavam à beira de “fazer isso”. Quatro rapazes de Liverpool que, contra todas as sugestões e precedentes, estavam estreando com uma música que eles próprios escreveram – ninguém esperava que a música tivesse algum sucesso real fora da base de fãs que o grupo havia construído em sua cidade natal. Como eles estavam errados.

“A introdução de nossos próprios números começou em Liverpool e Hamburgo”, lembrou Lennon para o Anthology. “‘ Love Me Do ’, um dos primeiros que escrevemos, Paul começou quando devia ter cerca de 15 anos. Foi o primeiro que ousamos fazer por conta própria. Foi uma coisa bastante traumática, porque estávamos fazendo um grande número de outras pessoas, de Ray Charles e [Little] Richard e todos eles.

“Foi muito difícil cantar‘ Love Me Do ’. Achamos que nossos números estavam um pouco molhados. Mas aos poucos quebramos isso e decidimos experimentá-los. ”

A faixa subiu nas paradas de singles do Reino Unido, chegando ao número quatro, enquanto na Billboard 100 dos Estados Unidos liderou as paradas quando foi lançada. Para Ringo Starr, o enigmático baterista dos Beatles, apenas fazer o álbum foi o suficiente: “O primeiro álbum,‘ Love Me Do ’, para mim foi mais importante do que qualquer outra coisa. Esse primeiro pedaço de plástico. Você não pode acreditar como isso foi ótimo. Foi tão maravilhoso. Estávamos gravados. ”

VEJA TAMBÉM: Além de Caetano Veloso, Chico Buarque também revela apoio a Boulos

No entanto, a história real é que George Martin pediu a Starr para não aparecer no primeiro single da banda, em vez disso, eles usaram Andy White. “Ringo não tocou bateria no primeiro single”, confirmou McCartney. “Ele só tocava pandeiro. Acho que Ringo nunca superou isso. Ele teve que voltar para Liverpool e todos perguntaram: ‘Como foi na Fumaça?’ Nós dizíamos: ‘O lado B é bom’, mas Ringo não podia admitir que gostava do lado A, não estar no isto.”

No entanto, o negócio da música ainda é um negócio, o que significa que quando o sucesso chega à sua porta, você tem muitos monstros de olhos verdes esperando no caminho do jardim. Para os Beatles, não foi diferente e, conforme a música subia nas paradas do Reino Unido, os murmúrios dos Fab Four de alguma forma “mexendo” nas paradas começaram a girar. “Chegou às paradas em dois dias”, lembrou Lennon, “e todos pensaram que era um‘ violino ’porque as lojas do nosso gerente enviam esses … o que é … retorno de discos. E todos no sul pensaram: ‘Aha! Ele está apenas mexendo nas tabelas. ‘Mas ele não estava. “

Embora eles fossem certamente baseados em ciúme com um toque de preconceito regional para arrancar, não é algo que parou a banda ou os atrasou de alguma forma. Na verdade, eles até gostaram. E para provar seu valor, sua próxima série de singles atingiu níveis semelhantes, cada um mostrando que os Beatles estavam aqui para ficar.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio