Música mais ouvida dos Beatles foi escrita após membro ter sido preso com maconha

Publicado em 10/06/2020 16:52
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em celebração ao 50º aniversário do álbum Abbey Road dos Beatles no ano passado, foram divulgadas novas estatísticas de streaming sobre a banda e como suas músicas dialogam com um público mais jovem. O grupo dos anos 60 teve mais de 1,7 bilhões de Spotify streams somente em 2019. O grupo etário que ouve as músicas do quarteto não são os baby boomers que alimentaram a Beatlemania nas décadas passadas, mas sim, duas gerações mais jovens, incluindo muitos adolescentes.

Os números provam o apelo duradouro das canções ainda frescas e garantem a continuidade da máquina de dinheiro do grupo musical de maior sucesso da história.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A pesquisa Spotify mostra que, nos 1,7 bilhões de plays, os jovens entre os 18 e os 24 anos representam mais de 30% dos que ouviram Beatles entre janeiro e setembro de 2019, a maior percentagem entre todos os grupos demográficos. Depois disso, os jovens entre os 25 e os 29 anos de idade vêm a seguir, com mais de 17% dos Beatles. Ambas as gerações, vale lembra, estão atrás do público que experimentou e ouviu o quarteto britânico no auge do seu sucesso internacional. A banda mais vendida da história já comercializou mais de 800 milhões de álbuns em todo o mundo.

“Here Comes The Sun”, uma das composições de George Harrison em Abbey Road, é a canção dos Beatles mais tocada no Spotify a nível mundial, com mais de 350 milhões de plays.

“Here Comes The Sun”, foi composta por George Harrisson que escreveu a música depois de uma fase difícil. A faixa foi criada depois de uma recente prisão dele por porte de maconha, uma saída temporária dos Beatles e uma cirurgia para retirar as amídalas. O maior hit dos Beatles foi escrita durante um período de isolamento de Harrison na casa de Eric Clapton.

Num certo momento, Harrison pegou um dos violões do amigo e compôs a canção. No documentário George Harrison: In The Material World, Clapton relembrou do exato momento em que ouviu a faixa pela primeira vez.

Era uma daquelas manhãs bonitas de primavera. Acho que era abril, estávamos apenas  andando pelo jardim com nossos violões. Eu não faço isso, sabe? Foi isso que George trouxe para a situação.”

VEJA TAMBÉM: Katy Perry diz que filha mostrou dedo do meio em ultrassom: “Essa é a minha garota”

Ele acrescentou: “[George Harrison] era apenas um cara mágico… nos sentamos no fundo do jardim, parecendo uma gota, e o sol estava brilhando. Era uma manhã bonita e ele começou a cantar os primeiros versos da abertura [de “Here Comes the Sun”] e eu apenas assisti essa coisa ganhar vida. ”

Ouça os vocais isolados de George Harrison em “Here Comes the Sun”: 

Já entre os jovens de 18 a 24 anos no Spotify é a canção que mais fácil sucesso é “Yesterday”, enquanto jovens entre 25 e 29 anos preferem “Come Together”, de John Lennon. A mais escolhida pelos jovens de 30 a 34 anos é “I Want To Hold Your Hand”, enquanto os de 35 a 44 anos preferem “Blackbird” de McCartney.

“Here Comes The Sun”, além de ser a mais popular, no geral, é a mais reproduzida por ouvintes entre os 45 e os 54 anos. Os baby boomers com 55 anos ou mais, preferem a demo responsável por alimentar a Beatlemania, optando por uma faixa do álbum Wordier, “Norwegian Wood (This Bird Has Flown)”, de Lennon.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio