O dia em que Elvis Presley causou um escândalo sexual na TV

Publicado em 21/05/2020 19:37
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em 1956, o astro Elvis Presley fez uma aparição no programa Milton Berle Show e nos bastidores, o apresentador apareceu com uma ideia um tanto quanto diferente para o cantor: ele deveria largar a guitarra e balançar o quadril como nunca havia feito antes.

Presley não imaginava que o feito se tornaria o primeiro grande escândalo de sua carreira, atraindo críticas negativas do FBI e até mesmo da Igreja Católica.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Era a sua oitava performance em rede nacional. Elvis estava preparado para fazer uma apresentação da música Hound Dog, o maior sucesso da cantora Big Mama Thornton. Não seria diferente do tradicional: o astro cantaria a canção em passos lentos, e restritos com a guitarra – o grande elemento de sua identidade artística.

Ao aprovar a ideia de Milton, o cantor entrou no ar como nunca tinha sido visto. Os passos lentos e a guitarra foram substituídos por um remelexo inusitado e até mesmo extravagante para a época. Naquele dia, com apenas 21 anos, Presley ganhou o título de astro do rock.

Porém, o título não acabou em celebração. De imediato, o artista foi nomeado de Elvis Pelvis. Diversas pessoas consideraram o episódio agressivo e até mesmo desrespeitoso. Ele foi chamado de vulgar e exibicionista sexual sem talento.  

VEJA TAMBÉM: A confissão chocante de Amy Winehouse momentos antes de sua morte

A mídia esculachou o cantor.

“Sr. Presley não tem capacidade de canto discernível. Para o ouvido, ele é um grande indecifrável”, escreveu Jack Gould do New York Times.

“Sua especialidade é um movimento acentuado do corpo que até então foi identificado principalmente com o repertório feito por loiras das passarelas burlescas. O gyration nunca teve nada a ver com o mundo da música popular e ainda não tem nada”, concluiu Gould.

“É o tipo de animalismo que deveria ser confinado a bordéis”, afirmou Ben Gross do New York Daily News.

“Um striptease com roupas, uma autossatisfação sexual no palco”, revelou os arquivos do FBI sobre o artista.

Elvis não se livrou nem do diário semanal da Igreja Católica, que divulgou um artigo intitulado “Cuidado com Elvis Presley”. O programa Milton Berle Show recebeu cartas lamentando a performance. Além disso, uma apresentação programada no The Tonight Show quase foi cancelada pela NBC.

Após um abaixo-assinado feito por 8 mil fãs, Presley apareceu no programa com um smoking e apresentou uma versão curta de Hound Dog, que após ser regravada, vendeu 10 milhões de cópias e ocupa o 19° na lista das 500 maiores músicas de todos os tempos da Rolling Stone.

Veja a apresentação:

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio