O dia em que Michael Jackson fugiu para o espaço após ser acusado de pedofilia

Publicado em 31/05/2020 10:12
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Com a divulgação do álbum HIStory em 1995, as músicas de Michael Jackson tinham se tornado controversas e raivosas. Divulgado dois anos após Jackson ser acusado, e inicialmente inocentado, das acusações de abuso sexual infantil, o disco está repleto de músicas agridoces e amargas.

Entre elas, destacam-se neste sentido “Money” e “DS” (em referência ao promotor Dom Sheldon, que fez acusações contra ele). O jornalista Michael Cragg do site Dazed Digital esmiuçou alguns detalhes sobre o milionário clipe que foi considerada uma obra de arte na época. Veja abaixo:

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

(FOTO: Reprodução)

Enquanto sua relação diversas vezes tóxica com os jornais já tinha sido abordada anteriormente na carreira — principalmente em “Leave Me Alone” do disco Bad e “Why You Wanna Trip On Me” de Dangerous — a maioria da fúria contida no disco HIStory apresenta apelos e manifestos pesados cheio de metáforas.

VEJA TAMBÉM: Katy Perry diz que filha mostrou dedo do meio em ultrassom: “Essa é a minha garota”

(FOTO: Reprodução)

O single “Scream” — lançado em 31 de maio há vinte e seis anos atrás — ofereceu uma sensação de purificação catártica. Através do dueto com sua irmã mais nova, Janet Jackson, a faixa produzida por Jimmy Jam e Terry Lewis, “Scream” mostrava a dupla de astros furiosa disparando contra as manchetes da imprensa enquanto batidas industriais e percussão davam o ritmo para uma explosiva performance vocal de Michael: “Oh irmão, por favor, tenha misericórdia porque eu simplesmente não aguento”, ele diz no clipe onde o astro foge para o espaço com sua familiar irmã para uma nave em formato de ventre.

(FOTO: Reprodução)

Custando nada menos que 7 milhões de dólares, o clipe que contou com 11 sets de gravação chegou a entrar para o Guiness Records da época e ficou no topo da lista dos vídeos musicais mais caros de todos os tempos. O diretor do projeto Mark Romanek dirigiu os irmãos em um set com nave espacial completa, contando com jardim zen interno, galeria de arte, quadra de squash e salão de jogos.

(FOTO: Reprodução)

“Scream” se tornaria o primeiro single dos 37 anos de história da Billboard a estrear no número cinco na Billboard Hot 100 dos EUA, onde atingiu o seu pico semanal. Reveja o clipe abaixo:

(FOTO: Reprodução)
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio