O dia em que um membro dos Beatles quase espancou um ‘amigo’ até a morte

Publicado em 29/09/2020 16:59
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em 18 de junho de 1963, os Beatles já haviam saído da cena musical de Liverpool e conquistado aclamação nacional. Eles alcançaram as paradas com ‘Love Me Do‘ e alcançaram o primeiro lugar com ‘Please Please Me’ e ‘From Me To You‘ e estavam a menos de quinze dias de registrar o esmagamento do monstro , ‘She Loves You‘, o single que mudaria tudo e lançaria o grupo no estrelato mundial.

Ainda assim, os rapazes Scouse alegres e realistas não eram grandes demais para suas botas para comemorar um aniversário marcante à moda antiga. Eles se reuniram sob uma tenda no jardim dos fundos de uma tia e se prepararam para cortar um tapete com suas famílias, mesmo que fosse o grande 2-1 de Paul McCartney.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A essa altura, os Beatles já haviam conquistado 292 shows no Cavern Club, além de um número incontável de apresentações em locais de Liverpool como o Casbah e um pouco mais longe, em Aintree e além. Mas é no Cavern que depende sua reputação em Liverpool, e em quase todas as apresentações estava seu amistoso, afável e querido morador no melhor dos porões, DJ residente e fã de aliterações, Bob Wooler.

Bob e John Lennon (FOTO: Reprodução)

Bob, conhecido por seu conhecimento enciclopédico da cena musical local, iniciou sua incursão na música popular quando se tornou um antigo empresário de um grupo de skiffle, The Kingstrums. Ele os levou a um concurso de talentos, onde foram derrotados por eventuais vencedores, The Mars Bars (que mais tarde se livraram de suas embalagens para se tornarem Gerry & The Pacemakers). Aos poucos, ele começou a trabalhar como DJ, trabalhando para um promotor local que lhe arranjava shows em dancehalls por toda a cidade.

Suas habilidades de apuração de fatos tornaram-se cada vez mais solicitadas à medida que a cena florescente pegava fogo em todas as partes de Liverpool, antes de ser oferecido um cargo de DJ residente no Top Ten Club inspirado em Hamburgo por Alan Williams, o autoproclamado empresário dos Beatles e empresário local. Infelizmente, o Top Ten queimou logo após a abertura, no que alguns podem alegar “circunstâncias suspeitas“.

Foi sua posição seguinte como comandante no Cavern que Wooler conheceu e se tornou amigo dos Beatles. Eles, John, em particular, eram frequentemente encontrados conversando animadamente com Bob sobre música, bandas e tudo mais. Lennon, um fã de um Preludine ou dois, ocasionalmente aumentava a bebida de Bob’s com alguns ‘flutuadores’ para “fazê-lo falar“. Lennon faria isso com muitas pessoas ao longo dos anos. John também era um grande fã da aliteração cafona, mas implacável, e trocadilhos de Wooler ao anunciar ou promover um ato local.

Alguns dos ‘Woolerismos’ de Bob, que invariavelmente ressoavam na multidão na Caverna, “Olá a todos vocês, moradores da Caverna; bem-vindo ao melhor dos porões , (um belo trocadilho com o álbum Cavern e Peter Sellers, lançado em 1958). Outro era “O príncipe de príncipe com pés de panda” e “O xeque de Shake” – todos os quais fornecem uma imagem bastante precisa de um homem ligeiramente quadrado, mas totalmente afável.

Então, quando os Beatles anunciaram que estavam dando uma festa para Macca para comemorar seu 21º aniversário em Liverpool, depois de seus primeiros sucessos, isso criou um burburinho pela cidade. A banda local The Fourmost foi convidada a tocar e qualquer pessoa que estivesse na cena foi convidada a abrir uma cerveja com Paul’s Aunty Gin. Cilla Black, bandas rivais locais, amigos, parentes, tênis e muito mais, todos deram uma festa apropriada em Liverpool. E, além da música, risos e bebidas, há outra coisa pela qual as festas de Liverpool são famosas …

Cynthia Lennon lembrava-se bem da noite. Ela teve o bebê Julian neste ponto, e se casou com John sob a condição de que ele deixaria sua raiva violenta para trás, o que ele fez. Ela o deixou depois que ele a esbofeteou em uma festa alguns anos antes, após a morte de sua mãe, e, até agora, ele manteve sua palavra.

John, Cynthia e Julian (FOTO: Reproduçã0)

Só que, quando ela teve Julian, em vez de a família convalescendo em casa juntos, John decidiu fazer uma breve estada na Espanha com o amigo e empresário Brian Epstein. Nada muito estranho nisso, mas em 1963, o norte da Inglaterra, saindo para uma pausa tranquila com um homem homossexual mais velho, quando havia mulher e bebê em casa – bem, isso levantou uma sobrancelha ou duas. John, que nunca foi capaz de segurar a língua, teve que se defender de mais do que algumas farpas ao retornar. Foi uma coisa estranha de se ter feito, quer ele tivesse um pequeno caso de desejo por poder com Brian ou não. A derrogação de seus deveres como homem, pai e marido é bastante coisa e foi uma decisão a que ele renunciou mais tarde na vida.

Wooler, não tendo visto John por algumas semanas, estava ansioso para retomar sua réplica bem estabelecida. John, conhecido por ser um bebedor horrível, não estava preparado para essa eventualidade. “Eu estava louco de tanto beber. Você sabe, quando você chega ao ponto em que quer beber de todos os copos vazios, aquele bêbado”, lembrou Lennon.

Bob perguntou a John, sem dúvida com uma piscadela, se ele tinha gostado de sua “lua de mel” com Eppy. Lennon explodiu. Os relatos diferem: de um olho roxo e costelas machucadas, a costelas quebradas, nariz quebrado, dentes lascados e sendo espancado até ficar inconsciente com uma pá ou um pedaço de pau, pode ser sábio tirar palavras da boca do cavalo: “Então eu estava batendo no cagar fora dele, e acertá-lo com um grande pedaço de pau também, e foi a primeira vez que pensei ‘eu poderia matar esse cara’. Eu apenas vi, como em uma tela – que se eu o acertasse mais uma vez, ia ser isso.”

Espectadores, amigos de Lennon e sua esposa, Cynthia, ficaram chocados com uma surra tão selvagem sendo aplicada em uma alma tão passiva e gentil. Lennon demorou mais do que alguns dias para se acalmar (provavelmente e com sorte, por vergonha e culpa) e enviar a Wooler o telegrama citado acima. Da próxima vez que visse Wooler, ele ofereceria um “sinto muito por isso, Bob” mais direto. Felizmente para Lennon, as pessoas não pareciam ficar com raiva dele por muito tempo.

Sinto muito, Bob STOP, terrivelmente preocupado em perceber o que eu fiz, STOP, o que mais posso dizer”, dizia o telegrama que John Lennon enviou a Bob Wooler. Substitua “Bob” por “Yoko” e esta linha poderia ter sido tirada de qualquer número de canções de John Lennon no meio de sua carreira solo. Em vez disso, é um hino sincero de arrependimento a uma das pessoas mais responsáveis ​​pela ascensão dos Beatles na cena Merseyside Beat no início dos anos 60, após um acidente que quase se tornou trágico.

VEJA TAMBÉM: Tim Maia volta à vida em apresentação ao lado de Ivete Sangalo

Ele jurou que nunca mais faria nada parecido e, que eu saiba, não fez. Certamente enquanto estivemos juntos”, lembrou Cynthia Lennon sobre o incidente. Apesar de tudo, Bob Wooler raramente estava tão confiante e seguro na companhia novamente. Ele próprio um homossexual, levava uma vida amplamente protegida e privada. Ele pertencia à geração que com muito menos frequência conseguia chegar a um acordo com sua sexualidade (era alguns anos mais velho do que afirmava ser), mesmo após o fim da criminalização em 1969.

A história apareceu no Daily Mirror, um jornal nacional, mas foi abafada porque os meninos estavam à beira da primeira onda séria e permanente da Beatlemania. O fato de não ter se tornado um escândalo nacional no Reino Unido, como a história de ‘Maior que Jesus’ aconteceu nos EUA alguns anos depois, diz tudo sobre a atitude em relação à violência, doméstica ou não, contra homossexuais em 1963.

Bob Wooler tem seu lugar em vários capítulos da história dos Beatles. Ele é creditado como o escritor do primeiro nome de faturamento do pedido de ‘John, Paul, George & Pete (mais tarde Ringo),’ que em si é uma peça valiosa da iconografia da cultura pop.

Bob apareceria em convenções dos Beatles anos mais tarde e morreu em 2002. Obrigado, moradores de Cavern, e obrigado Bob Wooler – o melhor dos caras.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio