O hit dos Beatles que rendeu um processo milionário de astro da música

Publicado em 14/09/2020 21:55
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

‘Come Together’ é uma das canções mais queridas dos fãs de Beatles. Uma das últimas canções a serem gravadas para o álbum Abbey Road, graças à reabilitação de John Lennon após seu acidente de carro.

No entanto, o fato de Lennon ter se inspirado tanto em um de seus ídolos desde a infância, Chuck Berry, fez com que o guitarrista levasse o artista ao tribunal.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A faixa foi originalmente concebida por Lennon como uma canção com carga política que visa reunir o movimento contra-cultura em torno do psicólogo, escritor e ativista Timothy Leary. A música foi composta para a campanha de Leary para se posicionar contra Ronald Reagan como governador da Califórnia.

A estrutura musical da canção remete a ‘You Can’t Catch Me’ de Chuck Berry, com ambas as canções contendo a letra “here comes old flat-top…”.

Isso foi o suficiente para fazer a equipe de Berry exigir de Lennon os direitos autorais. Mais tarde visto como uma admissão de culpa, Lennon fez um acordo fora do tribunal com os editores de Berry.

VEJA TAMBÉM: Os Beatles ajudaram Caetano Veloso quando ele foi preso na ditadura

Paul McCartney estava bem ciente das semelhanças da música com Berry: “Ele originalmente a trouxe como uma pequena canção muito alegre, e eu disse a ele que era muito semelhante a ‘You Can’t Catch Me’ de Chuck Berry”.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio