BTS
O septeto sul-coreano BTS (FOTO: Reprodução)

O BTS, o grupo sul-coreano, é conhecido por produzir hits e energizar uma crescente base de fãs global. No início de junho, esses fãs – chamados coletivamente de ARMY – investiram sua energia em uma campanha on-line chamada #MatchAMillion para arrecadar dinheiro para causas de justiça social nos Estados Unidos.

A campanha arrecadou US $ 1 milhão em aproximadamente um dia, em meio ao movimento global Black Lives Matter. Essa conquista, dizem os membros do ARMY, mostra que ser fã do BTS é mais do que comprar discos. Também ilustra como a base de fãs se estende a dados demográficos, vinculando seus gastos a uma geração que conhece a Internet e é capaz de aproveitar o poder das mídias sociais.

LEIA TAMBÉM: Anitta pode ter revelado nome do próximo álbum em live

Estamos comprando carros e vendendo estádios; você não pode fazer tudo isso com algumas garotas superexcitadas ”, disse Erika Overton, 40, uma das administradoras do One In An ARMY, o grupo de fãs que organizou o esforço de angariação de fundos #MatchAMillion. “Este não é apenas um grupo de fãs para apreciar a música – é uma força econômica e algo que você não pode realmente descartar como algo trivial”.

Alguns membros do Black ARMY dizem que o BTS tem a responsabilidade de continuar apoiando publicamente os protestos da justiça racial que os afetam. E o BTS também reconheceu publicamente que sua música é baseada em hip-hop e R&B – gêneros criados e popularizados por artistas negros americanos.