O trágico acidente de avião que matou uma jovem estrela do hip-hop no auge da carreira

Publicado em 25/08/2020 16:07
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Aaliyah Dana Haughton foi uma cantora, atriz, dançarina e modelo norte-americana. Ela começou a cantar na infância e participou de talent shows como Star Search antes de iniciar sua carreira profissional na adolescência. Em 1991, a artista assinou seu primeiro contrato com a Blackground Records e, após três anos, lançou seu álbum de estreia Age Ain’t Nothing but a Number (1994), com R. Kelly, que logo após se tornou seu marido. Esta é uma matéria do Aventuras na História.

O polêmico relacionamento, teve acusações de pedofilia pela família da cantora. Isso porque R. Kelly tinha 27 anos, enquanto ela apenas 15. O sucesso comercial, no entanto, rendeu 5 milhões de cópias vendidas mundialmente e chegou a ser o 18° disco mais tocado pela Billboard 200. O casamento foi anulado em 1995, quando foi descoberto que Kelly usou um certificado ilegal.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

(FOTO: Reprodução)

Mesmo assim, seus dois discos posteriores sacramentaram seu sucesso no território internacional, além de abrir novas portas para a jovem cantora; em 1997, formou-se em teatro na Detroit High School for the Performing Arts e logo iniciou a carreira como atriz em pequenas participações televisivas. No ano seguinte, já era indicada ao Oscar pela contribuição musical na animação Anastasia, da Fox Studios.

Seus dois últimos anos de vida renderam a exposição que firmou a imagem de Aaliyah em Hollywood; no filme Romeu Deve Morrer, de 2000, a jovem não apenas compartilha o protagonismo com o ator Jet Li, mas também foi a produtora executiva do filme, além de contribuir com quatro canções na trilha sonora. O filme chegou a ser o segundo mais assistido dos EUA, arrecadando 18 milhões de dólares.

LEIA TAMBÉM: Marília Mendonça faz revelação envolvendo Anitta e apaga tweet

Chegou a gravar cenas para a sequência dos filmes da saga Matrix, porém, não chegou a concluir as gravações pela agenda relacionada ao lançamento do disco “ΛΛLIYΛH”, em junho de 2001. Promovendo os singles, a cantora passou a fazer uma série de viagens por todo os Estados Unidos, além de ampla promoção pela emissora de TV MTV e BET.

Em 22 de agosto de 2001, a jovem partiu para as Ilhas Abaco, em Bahamas, para gravar o clipe de ‘Rock The Boat’, que seria lançado como o próximo single da cantora. Na ocasião, Aaliyah já estava no 18° lugar no ranking de discos mais vendidos, porém, era previsto que alcançasse posições ainda maiores do que alcançadas anteriormente. O que não era esperado, era que o motivo seria uma tragédia.

No dia 25, a cantora encerrou as gravações de três dias e, às 06h45 do horário local, se preparou, junto a outros sete membros de sua equipe, para decolar em um bimotor Cessna 402B até o aeroporto de Opa-locka, na Flórida. A equipe, no entanto, não tinha informações sobre a capacidade de carga da aeronave e preferiu aproveitar a viagem para carregar o avião com parte do equipamento de filmagem, buscando agilizar a devolução das imagens para a edição.

O avião decolou com o peso para o equilíbrio ultrapassado, caindo de nariz a cerca de 200 metros após o final da pista. Além da cantora, morreram os produtores do vídeo, os seguranças, representantes da gravadora e funcionários responsáveis pela beleza da cantora, em menos de 20 segundos no ar. As imagens foram devolvidas e o clipe foi posteriormente lançada. O corpo da cantora foi levado quatro dias depois para Nova York, com sua cremação acompanhada por 1,2 mil pessoas.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio