Óculos icônico de membro dos Beatles é vendido por mais de R$ 322 mil

Publicado em 01/10/2020 17:29
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O ex-membro dos Beatles, John Lennon uma vez cantou “as melhores coisas da vida são de graça” – mas isso não se aplica aos seus icônicos óculos redondos!

Um raro par de óculos do compositor “Imagine” foi vendido por US $ 56.800 (mais de 322 mil reais na cotação atual), na casa de leilões Sotheby’s em Londres, na quarta-feira (30).

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

(FOTO: Reprodução)

Oferecidos pelo falecido Beatle à sua governanta, Dorothy ‘Dot’ Jarlett, em 1965, eles foram considerados o primeiro par de óculos redondos ‘Windsor‘ que Lennon – que teria celebrado seu 80º aniversário em 9 de outubro – já possuiu .

Normalmente para Lennon, a história dos óculos também vem com um toque engraçado: de acordo com o folheto de vendas da Sotheby’s, Lennon deu os óculos para Jarlett – que cuidou do ex-Beatles, primeira esposa, Cynthia, e de seu filho, Julian, de 1964- 1968 – para que seu irmão pudesse usá-los em uma fantasia de fantasia.

(FOTO: Reprodução)

VEJA TAMBÉM: Música do Detonautas que critica Bolsonaro e esposa bomba em parada do Spotify

Embora o lendário compositor se tornasse famoso por seus óculos distintos, ele também os manteve fora de vista durante os primeiros dias da Beatlemania.

Lennon usava lentes de contato durante os primeiros anos dos Beatles e só adotou os óculos redondos Windsor em público em 1966, usando-os primeiro enquanto representava o Gripweed Privado no filme de Richard Lester How I Won The War“, diz o livreto do leilão da Sotheby’s.

Este par de óculos Windsor é anterior ao filme, então pode muito bem ser o primeiro par dos famosos óculos redondos que ele já teve.”

Junto com os óculos de Lennon, o leilão de quarta-feira viu um grande número de itens raros relacionados aos Beatles ser vendido, como um elegante relógio Cartier comprado por seu empresário Brian Epstein em 1966, que foi vendido por $ 39.000 (cera de 220 mil reais).

Originalmente vendido como um relógio de senhora, Epstein teve sua bracelete especialmente personalizada e comprou um modelo idêntico para o colega de banda de Lennon, George Harrison.

(FOTO: Reprodução)

A primeira prensagem do hit de estreia dos Beatles em 1962, Love Me Do, também obteve exatamente o mesmo preço (US $ 39.000). Ele traz as assinaturas de todos os quatro integrantes da banda em sua primeira sessão de autógrafos oficial na Dawson’s Music Shop em Widnes, Inglaterra, em 6 de outubro de 1962.

(FOTO: Reprodução)

Em homenagem ao enorme sucesso da banda nos Estados Unidos, os lotes também incluíam um tesouro de documentos oficiais dos Beatles nos Estados Unidos, incluindo uma cópia de seus certificados de incorporação como uma empresa americana (vendido por $ 7.800) e um livreto de turnê nos Estados Unidos de agosto de 1965 assinado por todos os quatro da banda.

Leiloado por $ 11.400, ele custou originalmente apenas $ 1,25 durante a segunda turnê dos Beatles nos Estados Unidos, que começou com seu maior show ao vivo para 55.000 fãs gritando no Shea Stadium em Nova York.

No meio da turnê – que terminou em San Francisco – a banda também conheceu seu próprio herói musical, Elvis Presley, em sua casa em Bel Air em 27 de agosto de 1965.

(FOTO: Reprodução)
(FOTO: Reprodução)

Junto com outras lembranças, como cortinas, prêmios, pôsteres de turnês e cartões de visita, o leilão incluiu um desenho original de George Harrison chamado ‘Over the Hill Came The Monster’ e um desenho de Paul McCartney de um palhaço de 1975 ($ 8.900).

Em um sinal de quão rebelde Lennon um dia se tornaria, a venda também incluiu uma folha de detenção da Quarry Bank High School de Liverpool – listando 22 contravenções diferentes, variando de “Sem livro e muito ocioso” a “Comportamento tolo contínuo na aula“, “Negar uma ofensa cometida” e “tarde + ociosidade completa”.

(FOTO: Reprodução)

Vinte e duas detenções em menos de oito semanas é um registro impressionante de mau comportamento e é consistente com uma carreira escolar repleta de queixas de professores de falta de interesse, palhaçadas e recusa em concentrar sua energia e inteligência em seus trabalhos escolares“, diz o Folheto de venda da Sotheby’s.

Uma natureza rebelde, desprezo pela autoridade, humor cáustico e um desejo irresistível de atuar são características que fazem uma estrela do rock and roll.”

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio