Os mistérios em torno da inesperada morte do quinto membro dos Beatles

Publicado em 22/05/2020 18:27
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Stuart Fergusson Victor Sutcliffe foi um pintor e músico escocês, mais reconhecido mundialmente como o baixista original dos Beatles. Sutcliffe deixou o grupo ainda no começo da banda para seguir carreira de pintor, tendo estuado na Liverpool College of Art. Ao que indicam registros, seria Sutcliffe junto de John Lennon que inventaram o termo “Beetles”, pois os dois jovens gostavam da banda de Buddy Holly, The Crickets.

Os músicos até usaram esse nome por um tempo, até que Lennon optou por mudar o nome para “the Beatles”, a partir da palavra “beat” que é batida em inglês. Sutcliffe também é considerado o grande responsável pela troca de penteado do grupo, eliminando os topetes estilo Elvis Presley para os cabelos lisos tipos escorridos, o que acabou se tornando a maior marca estética da banda. Membro do grupo ainda como um quinteto, Sutcliffe é bastante mencionado por fãs e pesquisadores como “Quinto Beatle”.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

(FOTO: Reprodução)

Quando se apresentou com os Beatles em Hamburgo, conheceu a recentemente falecida fotógrafa Astrid Kirchherr, a quem acabou noivando logo depois. Depois de abandonar os Beatles, o jovem se matriculou no Hamburg College of Art, estudando com o futuro artista pop Eduardo Paolozzi, que posteriormente escreveu num dos seus relatórios apontando que Sutcliffe era um dos seus melhores alunos. Sutcliffe chegou a ganhar outros elogios públicos por suas pinturas com estilo expressionista abstrato.

(FOTO: Reprodução)

Porém quando estudava na Alemanha, Sutcliffe passou a sentir fortes dores de cabeça além de uma sensibilidade aguda à luz. Em abril de 1962, o jovem desmaiou no meio de uma aula de artes após se queixar de dores de cabeça. Médicos alemães fizeram diversos testes clínicos, porém sem conseguir encontrar a razão e causa médica para essas dores. Após desmaiar mais uma vez em 10 de abril de 1962, o artista acabou falecendo enquanto estava sendo levado ao hospital de ambulância. A causa da morte depois foi apontada como sendo uma hemorragia cerebral – sangramento grave no ventrículo direito do cérebro.

(FOTO: Reprodução)

Sua irmã, Pauline Sutcliffe sempre declarou que a morte de Stu estava ligada a uma briga física que John Lennon e Stu tiveram. De acordo com ela, os dois tinham brigado em Hamburgo e John teria chutado a cabeça de Stu, causando-lhe lesões permanente que teriam levado o jovem à morte. Tal teoria chegou a ser publicada no livro de Albert Goldman: “The lives of John Lennon”.

VEJA TAMBÉM: Anitta dança de biquíni com Gui Araújo e recebe tapinha no bumbum

Contudo, quando questionada a respeito do fato, a prestigiada fotógrafa alemã Astrid Kirchherr (namorada de Stu em Hamburgo) negou a ocorrência desta briga. Logo depois, a partir de entrevistas feitas com os membros do grupo, George Harrison, Paul McCartney e Pete Best, seria comprovado que tal incidente realmente não ocorreu. Na verdade, a rusga ocorrida teria acontecido por causa da briga que John e Stu travaram com clientes que frequentavam um clube durante um show de turnê na Escócia. Ali, após ser provocado, Stu foi empurrado e teria batido a cabeça com violência em uma parede.

Existe ainda teorias que vão além de uma briga bar e apontam que a causa da morte seria ainda uma possível overdose de anfetaminas. A morte daquele que seria chamado do “quinto Beatle” ironicamente ocorreu um dia antes da banda chegar à Hamburgo, onde iriam fazer uma série de apresentações.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio