Os únicos 10 negros que venceram o maior prêmio do Grammy

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O Grammy é racista? É o que as pessoas estão se questionando após a falta de indicações para The Weeknd na edição de 2021 que teve suas nomeações divulgadas ontem (24). Apenas 10 negros foram premiados na categoria de ‘Álbum do Ano’ – considerada a mais importante da premiação.

Um artista negro ou grupo totalmente negro não ganha na categoria há 12 anos, desde que Herbie Hancock venceu em 2008 (por interpretar uma série de canções que foram gravadas originalmente por uma mulher branca).

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Conheça os artistas negros que já levaram o ‘Álbum do Ano’ para casa! (inspirado em artigo de Callie Ahlgrim para o Insider).

VEJA TAMBÉM: Presidente do Grammy comenta declaração de The Weeknd sobre corrupção na premiação

1. Stevie Wonder

Stevie Wonder se tornou o primeiro artista negro a ganhar o álbum do ano em 1974 por seu 16º álbum de estúdio, “Innervisions”, 15 anos após a cerimônia inaugural do Grammy.

Ele venceu novamente em 1975 por “Fulfillingness ‘First Finale”, tornando-se apenas o segundo artista a ganhar o prêmio em anos consecutivos, depois de Frank Sinatra nos anos 60.

Junto com Sinatra e Paul Simon, Wonder também é um dos apenas três artistas que ganhou o álbum do ano três vezes; Wonder ganhou novamente em 1977 por “Songs in the Key of Life”, e ele continua sendo o único artista na história do Grammy a ganhar com três álbuns de estúdio consecutivos.

FOTO: Reprodução/Insider

2. Michael Jackson

Michael Jackson ganhou o álbum do ano em 1984 por sua maior obra, “Thriller”. Naquele ano, ele se tornou o primeiro artista a ganhar oito prêmios Grammy em uma noite. O recorde foi posteriormente empatado por Santana em 2000.

FOTO: Reprodução/Insider

3. Lionel Richie

Lionel Richie ganhou o álbum do ano em 1985 por “Can’t Slow Down”, seu segundo álbum solo.

FOTO: Reprodução/Insider

4. Quincy Jones

Quincy Jones ganhou o álbum do ano em 1991 por “Back on the Block”, um álbum que ele produziu que apresenta vários artistas, incluindo Ella Fitzgerald, Ice-T e Ray Charles.

FOTO: Reprodução/Insider

5. Natalie Cole

Natalie Cole ganhou o álbum do ano em 1992 por “Unforgettable … With Love”, seu 12º álbum de estúdio.

FOTO: Reprodução/Insider

6. Whitney Houston

Whitney Houston ganhou o álbum do ano em 1994 com a trilha sonora de “The Bodyguard”, um filme no qual ela estrelou. Ela gravou a maioria das canções da trilha sonora e também atuou como coprodutor executivo do álbum com Clive Davis.

FOTO: Reprodução/Insider

7. Lauryn Hill

Lauryn Hill ganhou o álbum do ano em 1999 por seu primeiro álbum solo, “The Miseducation of Lauryn Hill”.

Ela se tornou a primeira artista de hip-hop a ganhar o prestigioso prêmio. Hill também é um dos apenas cinco artistas a ganhar o álbum do ano e melhor nova artista na mesma noite, feito recentemente alcançado por Billie Eilish.

Como a Billboard observa, ela é a única artista feminina na história do Grammy a ganhar o álbum do ano por um álbum do qual ela foi a única produtora.

FOTO: Reprodução/Insider

8. Outkast

Outkast ganhou o álbum do ano em 2004 por “Speakerboxxx / The Love Below”, o quinto álbum de estúdio da dupla.

FOTO: Reprodução/Insider

9. Ray Charles

Ray Charles ganhou postumamente o álbum do ano em 2005 com “Genius Loves Company”, seu último álbum. Os dois co-produtores do álbum, John Burk e Phil Ramone, aceitaram o prêmio em nome de Charles.

FOTO: Reprodução/Insider

10. Herbie Hancock

Herbie Hancock ganhou o álbum do ano em 2008 por “River: The Joni Letters”, um álbum tributo composto por covers de Joni Mitchell.

FOTO: Reprodução/Insider
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio