Ouça nova versão de música de Chico Buarque, feita pela banda Francisco, el Hombre

A nova faixa é trilha sonora do documentário “A Fantástica Fábrica de Golpes” e foi feita pela banda Francisco, el Hombre

Publicado em 3/6/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Todo brasileiro é (ou deveria ser) capaz de reconhecer os versos que abrem este texto. Música defendida por Chico Buarque – ao lado do grupo vocal MPB-4 – no 3º Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, em 1967, “Roda Viva” acaba de ganhar uma nova versão. Criada pela banda Francisco, el Hombre para integrar a trilha-sonora de “A Fantástica Fábrica de Golpes” (The Coup d’État Factory), documentário que destrincha o colapso da democracia brasileira a partir do golpe que resultou no impeachment de Dilma Rousseff, a releitura faz uma citação a outro clássico de Chico Buarque, “Apesar de Você”. A canção chega às plataformas digitais nesta quinta-feira (03) e também ganha um videoclipe – com direção de Gabi Jacob – no canal de YouTube do grupo.

“‘Roda Viva’ é uma música cíclica, que vai acontecendo de novo e de novo, sempre levemente diferente, porém em ciclos. Acho que essa característica tem uma analogia forte com as fases da história”, pensa Mateo Piracés-Ugarte (voz e violão), que forma a Francisco, el Hombre ao lado de Juliana Strassacapa (voz e percussão), Sebastián Piracés-Ugarte (voz e bateria), Andrei Martinez Kozyreff (guitarra). “O contexto em que essa música surgiu, após o golpe militar de 64, traz muitas semelhanças com o período que vivemos atualmente, com crises  manipulação midiática… Tudo isso parece se repetir na história, que é cíclica como a canção”, comenta.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

VEJA MAIS: RICA! Luísa Sonza revela que novo clipe custou R$ 1 milhão

Sabendo da importância que “Roda Viva” carrega, o grupo se viu desafiado na hora criar uma nova versão para a mesma. Foi então que os integrantes pensaram em incluir detalhes que marcaram a própria trajetória em cada “ciclo” da faixa, como um forte arranjo de vozes, inspirações sonoras latinoamericanas (bachata, estilo surgido na República Dominicana, serviu como referência), presença de guitarra e também a participação do instrumentista chileno Rodrigo Rojas nos teclados.

Transcendendo a inventividade sonora, a banda decidiu interferir na letra da música, promovendo um encontro entre duas obras de Chico Buarque: “Roda Viva” e “Apesar de Você”. Como ambas são sinônimos de resistência à ditadura, a banda criou um elo entre as duas. “Esse dia já está nascendo graças ao trabalho de muitos movimentos sociais, muita gente que está botando a mão na massa para virar essa página triste da história que estamos vivendo”, conclui Mateo.

Confira a nova versão do hit de Chico Buarque:

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio