bolsonaro
(FOTO: Reprodução)


Inspirados pela insatisfação popular com a política brasileira e com o Governo Federal, um grupo de criativos, publicitários e músicos se reuniu para transformar os “panelaços populares” em um ato cultural e colaborativo em prol da saúde. Intitulado “Álbum Panelaço”, o projeto materializa os sons das batidas em música autoral, no que pretende ser o álbum musical mais barulhento e colaborativo do mundo.

A cada nova assinatura para a petição, disponibilizada pela plataforma Change.org, um novo som de panela será gravado em estúdio pelo percursionista Kabé Pinheiro, e o nome do assinante inserido como participação especial no Álbum Panelaço.

As composições ficarão disponíveis para acesso público nas principais plataformas de streaming, como Deezer e Spotify, e terão 100% dos royalties transformados em doações para o projeto Makers Contra a Covid (makerscontracovid.net.br), que utiliza tecnologia, impressoras 3D e força de trabalho de voluntários para produzir e distribuir máscaras especiais para profissionais de saúde que estão na linha de frente do tratamento contra o Coronavírus.

“Depois de destruir a primeira panela batendo na janela, fui atrás de um áudio que me permitisse manter o protesto sem estragar todo meu arsenal de cozinha. Dividi o som com os amigos e isso viralizou, até que vimos o potencial de transformar tudo isso em um movimento positivo, com benefícios reais à sociedade”, destaca o músico e produtor Lucas Mayer. Em colaboração entre Mayer, Pinheiro e os publicitários Pedro Américo, Luis Paulo Gatti e Edu Balestra, o grupo chegou ao projeto de concepção do álbum, que se manterá em constante produção, aumentando a cada assinatura.

A primeira faixa do disco, “O Chamado”, já está disponível nas plataformas musicais, chamando para a participação de mais gente para a composição das próximas. “Muita gente quer se manifestar e quer ajudar, mas não sabe como. Este será apenas mais um canal, unindo a vontade de se expressar contra tudo de errado que está acontecendo com a de transformar sua indignação em uma ação real”, complementa Mayer.

“Musicalmente”, você pode dar sua contribuição assinando a petição em www.change.org/albumpanelaco, além de dar o play nas faixas atuais e futuras do álbum “Panelaço” dentro das plataformas de streaming. Ao assinar a petição, você autoriza que seu nome seja adicionado como participação no álbum e automaticamente cede os direitos para que o valor arrecadado seja doado para a Makers Contra a Covid.