Por que Kurt Cobain mencionou Freddie Mercury em sua nota de suicídio?

Descubra a importância que Freddie Mercury tinha para o falecido vocalista do Nirvana, Kurt Cobain,

Publicado em 13/8/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Dois lendários cantores principais, o falecido vocalista do Nirvana, Kurt Cobain, e o também falecido, vocalista do Queen, Freddie Mercury, criaram um legado em um curto espaço de tempo durante sua carreira musical que terminou devido à sua morte prematura. Apesar de serem dois dos maiores frontmen da música rock e possuírem múltiplas semelhanças, Cobain e Mercury eram exatamente o oposto. Enquanto Cobain era conhecido por suas composições movidas a angústia, personalidade anti-estabelecimento e depressão, Mercury era principalmente reconhecido por seu estilo altamente teatral e personalidade enérgica, repleta de alegria de viver.

(FOTO: Reprodução)

A nota de suicídio de Kurt Cobain foi endereçada ao amigo imaginário de infância, Boddah, e o músico reclamou principalmente de não sentir a excitação que costumava sentir ao fazer música. Evidentemente, sua música era a única conexão que ele tinha com o mundo, e a falta de satisfação consumia sua vontade de viver. Aparentemente, o músico não sentiu a emoção de antes, quando deixou o palco após uma apresentação ao vivo. Cobain mencionou Freddie Mercury para comparar sua situação, já que o cantor do Queen sempre apreciou o amor que recebeu do público. Além disso, o frontman do Nirvana admitiu estar com ciúmes de como a multidão inspirou Mercury, e essa falta de pressa afetou seu estado de espírito tão profundamente que ele se matou.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

CONFIRA TAMBÉM: The Killers lança novo álbum “Pressure Machine” e videoclipe animado

A parte que incluía Freddie Mercury diz: “Por exemplo, quando estamos nos bastidores e as luzes se apagam, e o rugido maníaco da multidão começa, isso não me afeta da maneira que aconteceu com Freddie Mercury, que parecia amar, saborear o amor e adoração da multidão que é algo que eu totalmente admiro e invejo. O fato é que não posso enganar vocês, nenhum de vocês. Simplesmente não é justo para você ou para mim. O pior crime que posso imaginar seria enganar as pessoas fingindo e fingindo que estou me divertindo 100%. Às vezes, sinto que deveria ter um relógio de ponto antes de entrar no palco. Eu tentei tudo ao meu alcance para apreciá-lo (e eu gosto, Deus, acredite em mim, eu gosto, mas não é o suficiente). ” Embora deva haver inúmeras razões por trás de sua decisão de acabar com sua vida, Kurt Cobain estava sofrendo por não aproveitar o bem mais importante de sua vida, a música. De acordo com sua nota, o melhor músico que tinha mais alegria em se apresentar era Freddie Mercury, e Cobain o invejava porque ele não podia fingir que estava se divertindo dentro e fora do palco.

Independentemente de seu raciocínio, seus fãs ainda sofrem por perder um dos músicos mais brilhantes que a música rock já viu e, ironicamente, apreciam sua nota de morte, que lhes permitiu entender parcialmente como Cobain se sentiu.

Você pode ler a nota de suicídio de Kurt Cobain abaixo:

Vídeo raro mostra Freddie Mercury se preparando para último show antes da morte

Foi um dia quente de verão, mais precisamente, 9 de agosto de 1986, quando Freddie Mercury, May, Taylor e Deacon  chegaram de helicóptero sobrevoando uma plateia superlotada e subiram ao palco pela última vez todos juntos na frente de uma multidão gritando mais que 120.000 pessoas .

O show foi realizado no Knebworth Park em Stevenage, uma cidade inglesa ao norte de Londres. O local escolhido para esta despedida inesperada na época é adequado devido aos muitos concertos históricos que aconteceram incluindo os do Led Zeppelin em 1979, o último show inglês dos Beach Boys em sua formação original em 1980 e, em 1985, o primeiro show do Deep Purple no Reino Unido após a reunião do grupo. 

Mas agora um vídeo raro dos bastidores do show viralizou na web. Nele, o cantor se exercita, dá uns pulinhos de empolgação, bebe água e solta a voz treinando o famoso coro de “Ôooo”, icônica interação com o público presente em todos os shows. O baterista Roger Taylor ainda aparece no vídeo e brinca com o companheiro de banda. 

Voltando ao show do Queen, isso foi parte de uma turnê maior que consistia em 26 datas europeias , a primeira das quais foi realizada em 7 de junho de 1986 em Estocolmo, enquanto a última foi precisamente a parada acima mencionada em Knebworth .

O cantor Freddie Mercury e os integrantes da banda Queen (FOTO: Reprodução)

LEIA TAMBÉM: Marília Mendonça surge com Murilo Huff e fãs disparam: “O ex que já já vira atual”

Foi uma turnê destinada a promover o álbum lançado em junho do mesmo ano, A KIND OF MAGIC , o décimo segundo álbum de estúdio da banda e o último álbum do Queen a ser promovido através de uma turnê devido ao agravamento das condições de saúde da banda. Mercúrio que, no ano seguinte, foi diagnosticado com AIDS . 

Os primeiros sinais da doença começaram a ser vistos já a partir deste último concerto, ao final do qual o artista declarou que já não suportava tais acontecimentos porque tinha dores espalhadas por todo o corpo . Nenhum de seus companheiros, no entanto, deu muito peso a essas palavras na época, já que Mercury sempre reclamava de estar muito cansado depois dos shows mais exigentes (e este era certamente um dos mais caros).

Magic Tour foi, no geral, um dos maiores já realizados pelo Queen, que atingiu um total combinado de mais de um milhão de pessoas que se reuniram para assistir às diferentes etapas do tour. 

Na etapa de encerramento da turnê, a multidão estava literalmente em êxtase e pediu vários encores à banda que concedeu alguns deles, entre os quais se destaca a famosa  Rádio Ga Ga .

Uma pequena anedota relacionada ao concerto e a esta música em particular diz respeito ao baixista histórico da banda: no final da Radio Ga Ga parece que John Deacon havia destruído seu baixo. Uma atitude um tanto rebelde que nem colegas nem pessoas de dentro esperariam dele. Foi, em suma, um momento inesperado que acrescentou um pouco de tempero à noite. 

Lembramos o evento com algumas imagens espetaculares: aqui estão os fãs que participam do encore com entusiasmo, batendo palmas na hora certa.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio