beatles
A legendária banda britânica The Beatles (FOTO: Reprodução)

Os Beatles conseguiriam vencer na América? Em 1963, ninguém sabia dizer. Eles certamente formaram uma base de fãs no Reino Unido até então. “Love Me Do”, o primeiro single dos Fab Four, alcançou o top 20 nas paradas britânicas em 62. Em abril de 63, o grupo havia começado sua série de sucessos No. 1 no Reino Unido.

Mas na América poucas pessoas sabiam dizer algo sobre os Beatles naquela época. “Please Please Me”, o primeiro single da banda nos EUA, não conseguiu entrar em nenhuma das três paradas da indústria musical (incluindo a Billboard Hot 100). E as vendas foram ruins.

VEJA MAIS: Filho de Michael Jackson revela seu verdadeiro nome em entrevista inédita

Em Beatles Anthology, Paul McCartney falou sobre esses primeiros retornos. “‘ From Me To You ’foi lançado – um fracasso na América. ‘She Loves You’ – um grande sucesso na Inglaterra, grande nº 1 na Inglaterra – um fracasso nos EUA Nada até ‘I Want To Hold Your Hand ‘”.

Na verdade, tudo aconteceu para os Beatles depois que “I Want to Hold Your Hand” chegou às lojas de discos nos últimos dias de 63. Foi uma reversão impressionante do “nada” de apenas alguns meses antes.

Os três primeiros lançamentos dos The Beatles nos Estados Unidos venderam mal e não fizeram nada nas paradas

Hoje em dia, a maioria dos fãs de música conhece as estatísticas básicas e prêmios para discos de sucesso. Nos EUA, um único obtém a certificação “Gold” quando passa de 500.000. Torna-se “Platina” quando ultrapassa 1 milhão de unidades. Para os Beatles, “I Want Your Hold Your Hand” ganhou 3x Platinum antes do final de 64.

Para cair no Billboard Hot 100 e em outras paradas, um disco dos anos 60 teria que vender bem e ter uma quantidade significativa de airplay nas rádios. Então, quando “Please Please Me” vendeu 7.310 cópias e teve pouco airplay após seu lançamento em fevereiro de 1963, não entrou nas paradas.

O terceiro single dos Beatles foi ainda pior do que o segundo. Simplesmente não foi registrado entre os ouvintes de rádio e consumidores de música dos EUA. Paul não estava exagerando quando descreveu os três lançamentos como “fracassos“. Se você somá-los, chegam a cerca de 450.000 vendas a menos de um disco de ouro.

Para entender como os primeiros singles dos Beatles venderam tão mal, é bom começar com o sucesso que veio alguns meses depois. Em dezembro de 63, o Fab Four era genuinamente grande na Inglaterra, e o empresário Brian Epstein tinha toda a força de que precisava para fazer a Capitol promover o single “I Want to Hold Your Hand”.

A estratégia obviamente funcionou, embora fosse necessário um orçamento promocional sem precedentes de $ 40.000 (por Beatles Bizhat) para que acontecesse. Epstein não estava brincando depois de ver como as gravadoras Vee Jay e Swan lidaram com os três primeiros singles Fab Four.

Em resumo, eles não os promoveram de forma eficaz. Para a primeira prensagem de Vee Jay, a gravadora na verdade soletrou o nome da banda incorretamente (“Beattles”). E quando foi lançado “From Me to You”, o orçamento promocional novamente estava faltando.

Demorou muito mais para conseguir um álbum de sucesso de uma banda britânica na América. Nenhum ato do Reino Unido estava causando qualquer dano nas paradas dos EUA naquela época. Portanto, o esforço mínimo de Vee Jay estava condenado desde o início.