Professor ensina a usar Beyoncé e Amy Winehouse em provas do ENEM

Publicado em 08/08/2020 19:19
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Um professor de redação, vem compartilhando algumas dicas para usar referências de artistas na prova do ENEM. Nomes como Amy Winehouse, Beyoncé e mais, aparecem nas dicas do professor.

Doutorando em Educação, Raphael Alves é dono do perfil @profrapha.alves no Instagram. Lá, ele mostra como incluir referências de músicas, filmes, séries, artes plásticas e história nos textos de uma forme coerente.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

VEJA TAMBÉM: Ex-stripper, Cardi B revela ter dado “sentada violenta” em cliente: “Quebrei o nariz”

Em sua publicação usando Beyoncé, que você confere abaixo, o professor escreve:

A principio, vale salientar que a baixa visibilidade da comunidade negra nas mídias contribuiu para o agravamento da problemática. Enquanto artistas de grande porte, como Beyoncé, ainda que criticados trabalham para recontar a história de sua ancestralidade, produzindo arte com (e para) gente preta, visando dar maior visibilidade a sua cultura, percebe-se, no Brasil, uma forte resistência no que tange a diversificação de imagens e narrativas produzidas. Prova disso e que comerciais, novelas e programas de televisão são, infelizmente, quase sempre protagonizados por pessoas brancas. Como consequência, não só permanece naturalizada uma visão reducionista e estereotipada do que é cultura negra, como estão mantidas as práticas de apropriação que só agravam o estado crônico de apagamento vivenciado pelos artistas dessa comunidade.

Veja abaixo outros exemplos utilizados pelo professor, entre Racionais MC’s, Amye Winehouse, Elza Soares e mais:

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio