Professor ensina a usar Beyoncé e Amy Winehouse em provas do ENEM

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Um professor de redação, vem compartilhando algumas dicas para usar referências de artistas na prova do ENEM. Nomes como Amy Winehouse, Beyoncé e mais, aparecem nas dicas do professor.

Doutorando em Educação, Raphael Alves é dono do perfil @profrapha.alves no Instagram. Lá, ele mostra como incluir referências de músicas, filmes, séries, artes plásticas e história nos textos de uma forme coerente.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

VEJA TAMBÉM: Ex-stripper, Cardi B revela ter dado “sentada violenta” em cliente: “Quebrei o nariz”

Em sua publicação usando Beyoncé, que você confere abaixo, o professor escreve:

A principio, vale salientar que a baixa visibilidade da comunidade negra nas mídias contribuiu para o agravamento da problemática. Enquanto artistas de grande porte, como Beyoncé, ainda que criticados trabalham para recontar a história de sua ancestralidade, produzindo arte com (e para) gente preta, visando dar maior visibilidade a sua cultura, percebe-se, no Brasil, uma forte resistência no que tange a diversificação de imagens e narrativas produzidas. Prova disso e que comerciais, novelas e programas de televisão são, infelizmente, quase sempre protagonizados por pessoas brancas. Como consequência, não só permanece naturalizada uma visão reducionista e estereotipada do que é cultura negra, como estão mantidas as práticas de apropriação que só agravam o estado crônico de apagamento vivenciado pelos artistas dessa comunidade.

Veja abaixo outros exemplos utilizados pelo professor, entre Racionais MC’s, Amye Winehouse, Elza Soares e mais:

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio