Qual é o grupo de k-pop mais velho?

Veja lista com os pioneiros do pop sul-coreano

Publicado em 23/8/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

K-pop se tornou uma verdadeira febre no mundo todo e movimenta bilhões ao ano na Coreia do Sul. Atualmente, grupos como BTS e BLACKPINK conquistaram uma legião de fãs e dominam paradas em diversos países. Mas o sucesso de todos eles se deve aos seus predecessores, que começaram a se destacar há mais de 30 anos.

Conheça 10 grupos mais antigos do K-pop, que trilharam caminho para os artistas que conhecemos hoje.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

10. S.E.S.

S.E.S. foi criado pela SM Entertainment em 1997, é tido como o primeiro grupo totalmente feminino a conquistar grande sucesso. Inicialmente, o girl group era visto como a versão feminina do H.O.T., grupo da mesma agência.

Formado por Bada, Eugene e Shoo, o trio competia com outros girl groups que debutaram na mesma época: Fin.KL, BABY V.O.X. e Jewelry. Seu álbum de estreia, I’m Your Girl foi lançado em novembro de 1997. O disco vendeu 650 mil cópias e, na época, se tornou o segundo álbum mais vendido por um grupo feminino na Coreia do Sul.

As meninas do S.E.S. (Foto: Reprodução)

S.E.S. se consolidou como um dos maiores girl groups de K-pop em 1999, com o lançamento do álbum Love. O disco vendeu 780 mil cópias, batendo recorde de álbum mais vendido de um grupo feminino. O projeto trouxe uma versão mais ousada do trio, que pintou o cabelo e passou a vestir roupas de couro nas performances.

O grupo se separou em 2002, após Eugene e Bada não renovarem o contrato com a SM. Em 2016, S.E.S. se reuniu brevemente para o aniversário de 20 anos do grupo. Na ocasião, o trio lançou um álbum, fez um show e estrelou um reality.

9. H.O.T.

Formada em 1996, a boyband H.O.T. é creditada como precursora da cultura de “idols” do K-pop, na qual membros de um grupo pop são reunidos por uma empresa, neste caso a SM Entertainment, e voltados ao público adolescente.

De acordo com o livro “K-Pop: Korea’s Musical Explosion”, Lee Soo-man da SM Entertainment pesquisou entre estudantes do ensino médio para saber o que os jovens queriam de um grupo pop. Ele usou as informações para selecionar os membros do grupo, que depois passaram por um treinamento rigoroso para se tornarem idols.

(Foto: Reprodução)

O grupo era formado por cinco adolescentes: Kangta e Moon-hee como vocalistas principais, Tony Ahn como sub-vocalista, Lee Jae-won como rapper principal, e Jang Woo Hyuk como dançarino.

H.O.T. vendeu mais de 6,4 milhões de álbuns na Coreia do Sul e o grupo também era muito popular no Japão e na China. Para a tristeza dos fãs, no entanto, o grupo chegou ao fim em 2001, após uma disputa de contrato com a SM Entertainment. Em 2018, os integrantes se uniram para fazer um show de forma independente.

8. Turbo

Formada pelo rapper Kim Jung-nam e o cantor Kim Jong-kook, Turbo surgiu em 1995 para competir com a popular dupla de hip-hop Deux.O duo rapidamente alcançou a fama e se tornou imensamente popular com sua música dance.

No entanto, o sucesso durou pouco para a dupla original. Em 1997, Kim Jung-nam deixou Turbo após problemas com empresários. Kim Jong-kook decidiu encontrar um novo parceiro e se uniu a Mikey, que morava nos Estados Unidos desde os seis anos.

(Foto: Reprodução)

O novo Turbo fez sucesso e chegou a conquistar reconhecimento internacional. Pouco após a entrada de Mikey, o ator e rapper Will Smith escolheu a dupla para participar de uma versão asiática de “Just the Two of Us” (originalmente uma música de Bill Withers).

Apesar do sucesso, a dupla se desfez em 2001. Em 2015, os três membros da Turbo se reuniram para o 20º aniversário e continuam a lançar músicas desde então.

R.ef

R.ef, abreviação de rave effect (”efeito rave”), foi formado em 1995 para levar a música rave para a Coreia, mas o grupo também tocou hip hop e baladas. A boy band era formada pelo cantor Lee Sung Wook, o rapper Park Chul Woo e outro vocalista Sung Dae Hyun.

(Foto: Reprodução/Init_Music)

Seu estilo mudou conforme o grupo envelhecia. Em 1998, R.ef se afastou da música rave e começou a produzir música hip-hop. No ano seguinte, porém, o trio se desfez. Eles se reuniram para lançar o single Love is Hard em 2004.

Em 2015, o grupo estava planejando se unir novamente para fazer um quarto álbum. No entanto, não houve lançamentos ou atualizações sobre o assunto desde então.

Roo’ra

Roo’ra, que significa Roots of Reggae, é um icônico grupo de K-pop misto do início dos anos 1990. Formado em 1994, os membros originais eram Lee Sang-min, Go Young-wook, Kim Ji-hyun e Shin Jung-hwan.

(Foto: Reprodução/Wiki Drama)

Um ano depois do debut, porém, Shin Jung-hwan deixou o grupo para cumprir serviço militar obrigatório e foi substituído por Chae Ri-na, que ficou com Roo’ra até que os membros do grupo se separaram em 1997.

Os quatro membros de maior sucesso do grupo – Lee Sang-min, Go Young-wook, Kim Ji-hyun e Chae Ri-na – voltaram a se reunir para produzir mais quatro álbuns em 1999, 2000, 2001 e, por fim , em 2009.

DJ DOC

Formado por Lee Ha-neul, Jung Jae-yong, Kim Chang-yeol e Park Jung-hwan, DJ DOC surgiu em 1994, numa época em que o hip hop coreano ainda era underground. Porém, o grupo conseguiu adentrar o mainstream.

(Foto: Reprodução/Cifra Club)

DJ DOC ficou conhecido por suas letras afiadas, que criticavam as injustiças sociais e abertamente usavam palavrões. As canções do grupo costumam ser censuradas quando transmitidas no rádio ou na televisão.

Após o lançamento do primeiro álbum do DJ DOC, Park Jung-hwan deixou o grupo após um desentendimento com os outros membros da banda. Como um trio, Lee Ha-neul, Jung Jae-yong e Kim Chang-yeol estão na ativa até hoje.

4. COOL

COOL é um grupo misto de K-pop que existe desde 1994. Originalmente, o grupo era formado pelo rapper Kim Sung-soo, o vocalista principal Lee Jae-hoon e as vocalistas Yu Chae-young e Choi Jun-myung. Um ano após seu primeiro álbum ser lançado, no entanto, as duas cantoras saíram e foram substituídas por Yuri.

(Foto: Reprodução/Seoulbeats)

Com músicas leves e de fácil compreensão, o grupo rapidamente caiu nas graças do público. Além disso, por conta de sua habilidade vocal e canções divertidas, o vocalista Lee Jae-hoon ainda é bastante popular no país.

COOL lançou diversos álbuns na década seguinte e se separou por alguns anos em 2005. No entanto, Kim Sung-soo, Lee Jae-hoon e Yuri se reuniram novamente em 2008 e têm lançado esporadicamente música desde então.

3. Deux

Deux foi um dos primeiros grupos de K-pop a incorporar diversos elementos da música e da cultura hip-hop. Os dois membros do grupo, Lee Hyun Do e Kim Sung-jae se conheceram quando trabalhavam como dançarinos de apoio para o rapper coreano Hyun Jin-yung.

(Foto: Reprodução)

A dupla é creditada por popularizar a coreografia influenciada pelo hip-hop e a moda na indústria K-pop. Eles também introduziram o estilo musical new jack swing no país. Deux lançou quatro álbuns antes de se separar em 1995 para que os integrantes seguissem suas respectivas carreiras solo.

No entanto, em novembro do mesmo ano, Kim Sung-jae foi encontrado morto. Supostamente, o artista teve uma overdose de drogas, mas as circunstâncias exatas da morte permanecem sem solução. Após a tragédia,  Lee Hyun Do lançou o álbum Deux Forever, que reúne os maiores sucessos da dupla. Depois, ele passou a trabalhar como compositor e produtor de artistas de K-pop.

2. Seo Taiji and Boys

Seo Taiji and Boys foi um trio formado em 1992. O líder do grupo, Seo Taiji, era inicialmente um membro da banda de heavy metal Sinawe, mas mudou de direção depois que a banda se separou em 1992. Os outros dois membros eram os dançarinos e vocais de apoio Yang Hyun-suk e Lee Juno.

(Foto: Reprodução/Revista KoreaIn)

O trio fez sucesso estrondoso ao experimentar muitos gêneros populares da música ocidental em sua música. Eles foram responsáveis por grandes mudanças da indústria musical sul-coreana, então muitos acreditam que Seo Taiji and Boys seja o primeiro grupo de K-pop da história. No entanto, outra boy band preparou o palco para todos os grupos que vieram depois.

Seo Taiji and Boys, no entanto, disparou para a fama e teve uma série de sucessos. O grupo se separou em 1996, por decisão de Seo Taiji. Lee Juno revelou que o líder do grupo optou pelo fim durante a gravação de seu quarto álbum, sem aviso prévio aos outros dois integrantes.

Em 1998, Seo Taiji voltou a fazer música e construiu uma carreira solo de sucesso – tanto que ele é considerado o “príncipe da cultura da Coreia”. Yang Hyun-suk também teve uma carreira bem-sucedida, fundando a YG Entertainment, uma das maiores gravadoras da Coreia do Sul.

1. SoBangCha é o grupo de K-pop mais antigo

Embora seja pouco conhecido atualmente, SoBangCha estreou em 1987, tornando-se o primeiro grupo de K-pop da história. Os três membros originais eram Taekyung Kim, Wonkwan Jung e Sangwon Lee.

Gerenciado pela Daesung Enterprise (agora DSP Media), SoBangCha rapidamente alcançou a fama e esta foi a primeira vez que os fãs sul-coreanos tiveram acesso a um grupo estiloso de homens que cantavam “canções chicletes” e dançavam.

(Foto: Reprodução/Twtext)

SoBangCha lançou 4 álbuns durante seus primeiros três anos, mas o trio se desfez em 1990, após Sangwon Lee decidir deixar o grupo. Eles tentaram retornar em 1994, quando a cultura do K-pop explodiu, mas o grupo não conseguiu acompanhar a competição. Eles também lançaram mais músicas em 2005 e 2012, mas receberam pouca atenção do público.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio