Confira!

Quem deu início ao sertanejo universitário?

Saiba mais sobre a história de um os gêneros musicais mais populares do Brasil.

Publicado em 25/10/2021 14:02
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O sertanejo universitário explodiu após 2008 e se firmou como o gênero número um do país desde então. Mas você sabe qual foi a primeira dupla a apostar no estilo?

João Bosco & Vinícius são tidos como precursores do sertanejo universitário, visto que a história da dupla foi para a renovação do público e repertório.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A primeira dupla do sertanejo universitário

João Bosco Homem de Carvalho Filho e Vinícius Fernando Karlinke se conheceram aos 10 anos de idade na cidade de Coxim, Mato Grosso do Sul, onde moravam.

Em 1993, eles competiram como adversários no Festival da Canção e terminaram empatados na segunda colocação. Depois disso, familiares e amigos incentivaram que formassem uma dupla. Inicialmente, eles não gostaram muito da ideia, mas decidiram se unir e passaram a cantar em bares e eventos do Mato Grosso do Sul.

Em 1999, eles se mudaram para a capital sul-mato-grossense, Campo Grande, para fazer faculdade. João Bosco foi estudar Odontologia e Vinícius foi estudar Fisioterapia. Lá, o público da dupla era formado principalmente por universitários.

(Foto: Reprodução/FuxicoSertanejo)

“O primeiro público fiel de João Bosco e Vinícius antes de tocar em rádio, antes de tudo, foi o universitário. Não tivemos empresários que investiram na gente e bancaram o projeto. Foi um CD de quando participamos do aniversário de dois amigos e não sabíamos que o cara do som estava gravando MD [Mini Disco], que era totalmente sem qualidade, mas caiu na graça da galera”, lembra João Bosco no documentário “Amor Sertanejo”, da Netflix.

Logo o CD pirata passou a se alastrar entre as repúblicas universitárias e chegou a outros estados do Brasil. Assim, outros artistas passaram a apostar no ritmo e nasceu o sertanejo universitário.

O primeiro álbum da dupla foi “Acústico no Bar”, de 2003. De acordo com o site oficial de João Bosco e Vinícius, o CD vendeu 40 mil cópias no estado do Mato Grosso do Sul. Mas o sucesso mesmo foi em camelôs: acredita-se que a cada 10 CDs piratas vendidos naquele ano, 8 eram da dupla.

(Foto: Reprodução)

Eles conquistaram fama nacional em 2007, com o disco “Acústico pelo Brasil”. O projeto inclui sucessos como “Vou Doar Meu Coração”, parceria César Menotti e Fabiano, e “Falando Sério”.

O ano de 2009 foi divisor de águas para João Bosco e Vinícius. Eles lançaram o CD “Curtição”, que traz a faixa “Chora, Me Liga”, o maior sucesso da dupla. Foi a música mais tocada no país naquele ano.

Já em 2011, venceram o Grammy Latino com o álbum “João Bosco & Vinícius”, lançado no mesmo ano.

Desde então, eles emplacaram diversos hits, como “Colo, Colo”, “Final de Semana” e “Química” e fizeram turnês pelo Brasil e no exterior.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio