Freddie Mercury
O cantor zanzibense Farrokh Bulsara mais conhecido como Freddie Mercury (FOTO: Reprodução)

Substituir um ícone como Freddie Mercury não parece ser uma tarefa fácil, e se você tiver alguma dúvida, pergunte a Adam Lambert. O cantor, compositor e ator americano – que ficou famoso por suas atuações no programa “American idol” – de fato, se viu na difícil tarefa de ter que substituir o lendário vocalista do Queen.

Claro, aqui não estamos falando apenas de voz ou estilos musicais, mas também e sobretudo de aproximação com o público e presença de palco: Freddie Mercury, nisso, foi incomparável. É claro que nos concentramos várias vezes na figura de Adam Lambert e no contraste com Freddie Mercury, mas o que você pode não saber é que o papel de frontman do Queen foi originalmente destinado a uma pessoa em especifico.

A história de Adam Lambert agora é conhecida de todos. O ator e compositor nascido em 1982 atingiu o auge do sucesso após uma série de apresentações (principalmente covers de canções do Queen, como a icônica Bohemian Rhapsody). E, no final, não demorou muito para que Brian May e Roger Taylor se apresentassem, oferecendo ao artista um teste. Adam Lambert não apenas convenceu os dois músicos históricos do Queen, mas no final ele se viu no papel de vocalista de uma das bandas britânicas mais famosas do mundo.

O que nem todos sabem – como já antecipamos – é que esse papel foi inicialmente destinado a outro artista: Jeff Scott Soto, uma das vozes mais conhecidas do heavy metal. Nascido em 1965, Soto pode se orgulhar de uma série de colaborações incríveis : Paul Gilbert, Lita Ford, Zakk Wylde , Journey e House of Lords, apenas para citar alguns. E, como admitiu o próprio Soto, o Queen – mesmo antes de entrar em contato com Lambert – pensava nele como um possível frontman.

Jeff Scott Soto: artista lança vídeo-paródia. Veja!
O cantor Jeff Scott Soto (FOTO: Reprodução)

VEJA TAMBÉM: Traição? Saiba o que rolou entre Gusttavo Lima, Andressa Suita e Rafa Kalimann

Claro que não posso e não quero entrar em detalhes” – explicou Jeff Scott Soto – “Mas na época havia propostas concretas. Tudo isso aconteceu muito antes de Queen entrar em contato com Adam Lambert, garanto-lhe. Sou muito apegado aos membros do Queen e me importo muito com a amizade deles… Então é melhor encerrar a discussão aqui. Garanto-vos, no entanto, que tem havido e alguns problemas entre mim e a banda britânica.”

Para Soto – bem como para qualquer outro artista – teria sido uma honra e um prazer tentar preencher o papel que uma vez foi confiado a Freddie Mercury:

Para mim teria sido uma honra: é como se Freddie Mercury fizesse parte do meu DNA. E sejamos claros, não estou fazendo uma comparação, só quero sublinhar o quanto fui influenciado por seu estilo e sua música. Então, em conclusão, eu poderia ter entrado no Queen sem muitos problemas.