Quem fica com a fortuna gerada pelo grupo BTS?

Publicado em 21/10/2021 00:08
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Todos sabem que o BTS é um dos maiores fenômenos da música atual. O grupo, inclusive, deixou Bang Si-hyuk, fundador da gravadora Big Hit Entertainment, bilionário.

Com todos seus álbuns alcançando a primeira posição nas paradas da Billboard, seu último lançamento ‘Map of the Soul: 7’ vendeu quase meio milhão de cópias apenas na primeira semana. Recentemente, eles também conseguiram pela primeira vez na carreira o topo da Billboard Hot 100 com ‘Dynamite’.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em artigo feito pelo Bloomberg, Lucas Shaw fala sobre a fortuna que o grupo pode gerar para os membros e fundadores.

VEJA TAMBÉM: BLACKPINK é o primeiro grupo feminino a conquistar o topo de parada da Billboard

Cada membro tem ações no valor em cerca de US$15 milhões; e as gravadoras sempre usam seu capital financeiro para adiantar dinheiro aos artistas e manter a propriedade da obra.

O artigo fala como jovens artistas sofrem nas mãos das grandes gravadoras: “Os artistas esperavam que o surgimento da mídia social e do streaming mudasse o poder de volta para suas mãos. Eles não precisam mais de tanta ajuda para promover ou lançar suas músicas”.

“Alguns executivos do setor argumentam que as gravadoras são apenas bancos ou capitalistas de risco, fornecendo dinheiro inicial em troca de uma parte das recompensas finais”, conta.

Os músicas, apesar de terem muito mais poder nos dias de hoje, não sobrevivem sem gravadoras por trás, já que o mercado independente é muito arriscado.

Artistas como Taylor Swift e Kanye West já travaram grandes brigas com gravadoras para ter o direito sobre sua propriedade após contratos frustados.

A indústria musical coreana, em particular, opera em um modelo diferente, o que significa que a gravadora é mais prática com cada artista. Porém, vendo como o mercado está expandindo, os artistas não querem apenas controle sobre sua arte, mas sim ações dentro das empresas que os lançam.

No ano passado, o BTS foi responsável por 97% das vendas da gravadora e os membros detêm menos de 5% do patrimônio da empresa.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio