Sia é criticada por não escalar deficiente em filme e ataca autista na web: “Atriz ruim”

Publicado em 20/11/2020 14:48
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Nesta sexta-feira (20), Sia se envolveu em mais uma polêmica. A cantora resolveu usar sua conta no Twitter para rebater críticas ao seu primeiro longa-metragem.

A dona do hit ‘Chandelier’ dirigiu e co-escreveu o filme ‘Music’, estrelado por Kate Hudson, Leslie Odom Jr. e a bailarina Maddie Ziegler, que frequentemente é vista nos trabalhos de Sia.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Mas, com a chegada do trailer esta semana, usuários do Twitter começaram a criticar a escolha de Maddie para representar Music, uma adolescente que tem autismo não-verbal, já que a bailarina não está no espectro do autismo.

A atriz irlandesa Bronagh Waugh também se incomodou com a decisão de Sia e decidiu questionar a cantora. “Olá Sia. Posso perguntar por que razão não escolheu um ator deficiente para este papel? É bastante ofensiva a forma como escolheu retratar esta personagem. As pessoas com deficiência não estão quebradas e não precisam de ser reparadas. Muitos dos meus amigos têm diferentes deficiências e são algumas das pessoas mais legais, talentosas, engraçadas, amáveis e inteligentes que conheço. São também o grupo menos representado e imprecisamente representado na nossa sociedade. Este tipo de representação imprecisa e ofensiva causa muita dor”.

Sia decidiu responder ao comentário da colega e escreveu: “Concordo. Nunca me referi à Music como deficiente. Eu sempre disse habilidades especiais, e escolher alguém que está em seu nível de funcionamento foi cruel, não gentil, por isso tomei a decisão de que faríamos o nosso melhor para representar amorosamente a comunidade”.

Quando lhe perguntaram por que razão seria considerado ‘cruel’ escolher alguém que está no mesmo espectro que Music, Sia respondeu: “Ela achou extremamente estressante e avassalador”.

Os críticos argumentaram que nem todos os atores autistas teriam achado as filmagens estressantes. Mais tarde, Sia acrescentou que no filme há várias pessoas do espectro e escreveu: “Eu selecionei treze pessoas neuroatípicas, três pessoas trans, e não para atuar como drogados ou prostitutas, mas como médicos, enfermeiros e cantores. Muito triste que ninguém tenha sequer visto a droga do filme. O meu coração sempre esteve no lugar certo”.

VEJA TAMBÉM: Assim como Billie Eilish, veja 10 cantoras que chocaram ao mostrar seus “corpos reais”

Foto: Reprodução

Mais tarde, uma usuária do Twitter que está dentro do espectro autista voltou a criticar Sia e a cantora insinuou que ela não foi chamada para o filme por ser um “atriz ruim”.

“Muitos atores autistas, inclusive eu, responderam a esses Tweets. Todos nós dissemos que poderíamos ter atuado. Essas desculpas são apenas isso – desculpas. A questão é que ela não fez nenhum esforço para incluir quem é realmente autista”, escreveu a internauta Helen Angel que se identifica como #AtualmenteAutista no seu perfil.

“Talvez você seja uma atriz ruim”, respondeu Sia.

Foto: Reprodução

Confira o trailer do filme:

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio