Confira!

Takafaya: Vitão lança nova música sobre ressurgir como uma fênix

A canção fala sobre a necessidade de "queimar" (metaforicamente) coisas que te machucam para, assim, se renovar, como uma fênix

Publicado em 19/08/2021 21:12
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

As veiz parece que a solução é só takafaya”…. O ano de 2020 foi, para Vitão, cheio de acontecimentos, bons e ruins: lançou seu primeiro álbum, mas em paralelo, viveu na pele uma onda de hate. Por conta de todo esse ocorrido, o artista começou a escrever, cada vez mais, músicas que têm um significado mais reflexivo, que falam sobre assuntos como saúde mental, machismo e sua desconstrução, entre outros, mas sem deixar de falar de amor. Foi assim em “Pensa” e “Chamego”, e não será diferente em seu novo single: “takafaya”.  Com lançamento da música e clipe nesta quinta-feira, às 21h, o single já está disponível em todas as plataformas digitais, enquanto o vídeo pode ser assistido diretamente no canal do Youtube do Vitão.

Com letra de Vitão e, pela primeira vez em sua carreira, produção completamente feita também pelo cantor, “takafaya” nasceu em um dia de imersão em casa, quando o artista estava sozinho e ganhou esse nome a fazer associação a “tacar fire (fogo)”. “No começo, o nome veio como uma brincadeira, assim como uma parte da letra, mas durante o processo de escrita, acabei entrando em uma reflexão um pouco maior e levando o conceito para um outro lado”, explica Vitão. Mesmo com alguns versos românticos, a canção está carregada de críticas e faz alusão ao processo de renovação. “Às vezes é necessário deixar queimar coisas tristes para poder se transformar em algo diferente, mais forte, como uma fênix. ‘takafaya’ é sobre isso e sobre a estrada da vida”, completa o artista. 

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Dentro deste universo, o cantor decidiu dividir a música em três momentos diferentes: o primeiro, de uma forma mais melancólica; o segundo, que demonstra a indignação, em que ousou ao optar em incluir uma parte de rap na canção, diferente de seus últimos trabalhos; e o terceiro, que é um momento mais feliz, de deixa a vida levar. “Resolvi incluir o rap principalmente porque entendo que ele tem esse traz mesmo essa ideia de transformar indignação em luta, de forma mais forte”, explica. 

Nos versos em questão, Vitão faz uma crítica ao machismo estrutural, mais um assunto que ele viu de perto nos últimos tempos. Ele fala sobre como as mulheres sofrem nas mãos de alguns homens e depois ainda escutam críticas de quem deveria protegê-las, como a polícia, por exemplo. Além disso, também comenta sobre as pessoas não aceitarem quem ele é. “Eu já me podei bastante depois de tudo que aconteceu, tentei ficar mais recluso. Com o tempo, entendi que não deveria ser assim, pelo contrário, eu nasci assim, não preciso mudar porque alguém na internet disse algo pra mim. É preciso “tacar fogo” nisso tudo e nascer de novo”, pontua o cantor. 

Levando tudo isso para as telas do audiovisual, Cauê Tarnowski, diretor do videoclipe de “takafaya”, junto a Vitão, decidiu seguir uma linha mais vintage na gravação, com paisagens diversas e um corte mais quadrado. O clipe foi gravado nos Estados Unidos, onde o cantor conheceu outros artistas e estúdios, expandindo ainda seu networking. 

No clipe, decidiram buscar dois tipos de cenários: locais secos e outros cheios de vida, além de demonstrar exatamente os três momentos da música: melancólico, indignação e felicidade. “A ideia é mostrar esse contraste mesmo, das cinzas para o renascimento. Por exemplo, tanto as cinzas como a vida são decorrentes de um calor, mas se desenvolvem em formas diferentes. Quisemos mostrar isso nas paisagens”, explica Vitão. 

E conseguiram! Com saturação alta, o clipe dá a sensação de quem está em um ambiente quente e recebe um contraste exatamente na parte do rap, em que a produção ganha um filtro preto e branco e mais cenas dentro de locais fechados. Segundo o artista: “Esse trecho do clipe e da música vem para dar um outro ritmo na produção e quisemos colocar isso no vídeo também. Por ele mostrar um período mais intenso e divisório na música, fizemos questão de trazer algo diferente, com cenas mais desconstruídas, cortes diferentes, mostrando mesmo o sentimento. É logo depois dele que vem o núcleo da felicidade, que é a maioria da música, então trazemos um ritmo mais rápido e ambientes mais animados. Acredito que é assim que tem que ser, que temos que dar mais atenção para o lado bom e evoluir. Espero que todos gostem”. 

LETRA:

Eu to de bobeira

Essa noite inteira

Se quiser vem me trombar 

Nem que seja pra conversar

Amanhã viajo cedo

Vamo guardar esse segredo 

Ta me batendo até um medo

De ficar sem teu chamego 

Para de ser bonita assim

Que eu me derreto quando tu olha pra mim

Toda cheirosa de calcinha 

Ta perigosa a madrugada 

Desse jeito coração no peito 

Fica até sem jeito 

Quase para

Andei pensando você 

Deve ta na minha cara

To sonhando com você amor, é tão doce o amor

Eu to de bobeira

Essa noite inteira

Se quiser vem me trombar 

Nem que seja pra conversar

Amanhã viajo cedo

Vamo guardar esse segredo 

Ta me batendo até um medo

De ficar sem teu chamego 

Nossa que absurdo 

Que musa de novela 

Eu vou fazer de tudo 

Querer ficar com ela 

Sou chave chavoso chavequei 

Me pediu chamego chameguei 

Me chamou de nego aí xonei 

Amanhã já sei vou querer replay

To sonhando com você amor, é tão doce o amor

Eu to de bobeira

Essa noite inteira

Se quiser vem me trombar 

Nem que seja pra conversar

Amanhã viajo cedo

Vamo guardar esse segredo 

Ta me batendo até um medo

De ficar sem teu chamego 

FICHA TÉCNICA DA MÚSICA:

Direção: Vitão e Los Brasileros

Mixagem: Marcelinho Ferraz na Head Media

Assistente: Xerife

Master: Will Quinnell no Sterling Sound

FICHA TÉCNICA DO CLIPE:

Direção: Cauê Tarnowski 

Edição e cor: Cauê Tarnowski

Finalização: Rafael Andrade

Produção local: Camila Frade 

Roteiro: Vitão, Cauê Tarnowski e Dave Casali

Direção executiva: Head Media

SOBRE VITÃO: 

Paulista de apenas 21 anos, Vitão possui uma carreira em constante ascensão e soma números impactantes, como 570 milhões de views em seu canal no Youtube, cerca de 5 milhões de ouvintes mensais no Spotify Brasil e outros 5,4 milhões de seguidores em suas redes sociais. Em 2017 lançava seus três primeiros videoclipes, que somam cerca de 100 milhões de views. Dois anos depois, Vitão lançava seu primeiro EP “Vitão” e, em 2020, divulgava seu primeiro álbum de estúdio, intitulado “Ouro”, que conquistou números impressionantes, como mais de 130 milhões de streams e 11 faixas no TOP 200 do Spotify Brasil na semana de lançamento. Em sua carreira, já contou com grandes parcerias, como Anitta, Luisa Sonza, Feid, MC Davi, Projota, Ivete Sangalo e Léo Santana. 

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio