Violência doméstica e abusos emocionais: o lado sombrio de John Lennon dos Beatles

Publicado em 10/06/2020 18:44
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O status de John Lennon como lenda da música é grandioso demais, mas a lenda dos Beatles tinha um lado muito sombrio que chocou seus fãs ao longo dos anos. 

Como parte do Fab Four, a estrela divertia multidões em todo o mundo, mas ele era um homem muito diferente em sua vida pessoal, com histórico de abuso físico e emocional.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Os fãs foram lembrados do passado de Lennon longe da música, como imagens de arquivo reveladas durante o programa It Was Alright In, do canal 4, na década de 1960, mostrando o cantor zombando de pessoas com deficiência. 

O controverso senso de humor de Lennon é bem conhecido entre os fãs dos Beatles, e seu lado violento foi algo que ele admitiu em entrevistas. 

A atitude de John Lennon em relação a bater em mulheres não é algo que ele evitava falar, na verdade, ele admitiu isso abertamente durante uma entrevista com a Playboy em 1980, enquanto insistia que sua violência anterior motivava seus pedidos mais tarde de paz e amor.

Ele disse: “Tudo o que ‘eu costumava ser com minha mulher, eu a espancava e a mantinha afastada das coisas que ela amava, era eu. Eu costumava ser cruel com minha mulher também fisicamente, na verdade qualquer mulher. Eu era um rebatedor, eu não conseguia me expressar e batia, lutei com homens e bati em mulheres.

John Lennon e sua primeira esposa Cynthia

VEJA TAMBÉM: Katy Perry diz que filha mostrou dedo do meio em ultrassom: “Essa é a minha garota”

É por isso que estou sempre falando em paz, entende. São as pessoas mais violentas que buscam amor e paz. Tudo é o oposto. Mas acredito sinceramente em amor e paz. Não sou um homem violento que aprendeu a não ser violento e lamenta sua violência. Terei que ser muito mais velho antes que eu possa enfrentar em público como tratei mulheres quando jovem”. 

No livro de sua primeira esposa, Cynthia, ela escreveu que ele uma vez lhe deu um tapa na cara em um momento de ciúmes. 

Julian Lennon, seu filho com Cynthia, não escondeu o abuso emocional de John, uma vez que afirmou que o ex-colega de banda de seu pai, Paul McCartney, era a figura paterna para ele.

Anteriormente falando à Record Collector Magazine, Julian afirmou que seu famoso pai estava emocionalmente ausente, admitindo que estava com ciúmes do amor demonstrado por Sean, filho de John com Yoko Ono.

John Lennon e Julian Lennon

Certa vez, ele disse: “Mamãe me amava mais que papai. Ele cantou sobre isso, falou sobre ele, mas ele nunca me deu amor de verdade, pelo menos não para mim como seu filho“. 

Enquanto isso, John se refere perturbadoramente a Julian como uma criança não planejada “nascida de uma garrafa de uísque” durante uma conversa com a revista Playboy. 

Ele disse: “Não vou mentir para Julian. Noventa por cento das pessoas neste planeta, especialmente no Ocidente, nasceram de uma garrafa de uísque em uma noite de sábado e não havia intenção de ter filhos.” 

John certa vez atacou fisicamente o MC Bob Wooler do Cavern Club – que era um amigo íntimo dos Beatles quando, brincando, sugeriu que ele tinha um relacionamento íntimo com Brian Epstein. 

O músico estava bêbado na época e o deixou hospitalizado com costelas quebradas, aparentemente apenas parando o espancamento porque ele percebeu que “quase o matando”.

Mais tarde, explicando o ataque, ele o viu como uma questão simples, decorrente do que via como um insulto. 

John disse: “Ele me chamou de gay, então eu bati em suas costelas.” 

O programa de TV It Was Alright In Os anos 1960 trouxe Lennon de volta ao fogo depois de exibir um clipe antigo de uma performance ao vivo com o Fab Four, na qual ele é visto zombando de pessoas com deficiência.

John Lennon

Nas imagens do arquivo, Lennon é visto fazendo caretas e fazendo movimentos de maneira ofensiva. O vídeo provocou uma reação decepcionante dos espectadores ao serem lembrados das do lado obscuro do cantor.

https://youtu.be/NpxkY1fLlGA
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio