Vitão, Preta Gil e diversos artistas se juntam a Nando Reis em uma canção em prol da Amazônia

Publicado em 06/09/2021 14:35
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Lançada no último domingo (5), a “Canção pra Amazônia”, de autoria do letrista e compositor Carlos Rennó com melodia de Nando Reis, é o novo projeto artístico em prol da conservação da maior floresta tropical do mundo. Interpretada por diversos artistas da cena musical brasileira, como Vitão, Preta Gil, Gaby Amarantos e Agnes Nunes, entre outros, a canção alerta às constantes ameaças à Amazônia e faz um chamado para protegermos a floresta antes que ela chegue ao seu ponto de não retorno – cientistas preveem que em menos de 20 anos a floresta não será mais capaz de gerar chuva suficiente para se sustentar, caso as atuais taxas de desmatamento não sejam interrompidas.

(FOTO: Reprodução)

A Canção pra Amazônia não tem fins comerciais, os custos envolvidos foram somente para os gastos de produção. Os artistas participantes responderam a um convite e não receberam cachês, além de cederem sua imagem e voz para o projeto. A gravação da música levou cerca de sete meses, entre fevereiro e agosto de 2021. Cada artista gravou seu trecho separadamente, como forma de minimizar os riscos de contaminação por Covid-19. Por isso, houve um intenso trabalho logístico nos bastidores para garantir que todos os artistas gravassem sua participação no clipe da canção, de maneira segura e eficiente.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Disponibilizada em áudio e vídeo, a Canção pra Amazônia é um grande apelo pela conservação da maior floresta tropical do planeta. Em sua letra, cita diversos problemas ambientais que ocorrem naquele bioma e que tem agravado a crise climática – como garimpo, a extração predatória de madeira, o ataque aos povos indígenas e “as boiadas” do governo Bolsonaro, que aumentam a pressão sobre a floresta e seus povos. A letra foi escrita por Carlos Rennó, que junto com Chico César compôs também a canção “Demarcação Já”.

VEJA TAMBÉM: Juliette aparece maravilhosa em seu novo clipe “Diferença Mara”; Confira!

Participam da canção: Agnes Nunes; a dupla Anavitória; Arnaldo Antunes; Baco Exu do Blues; Caetano Veloso; a atriz Camila Pitanga; Céu; Chico César; Criolo; Daniela Mercury; Diogo Nogueira; Djuena Tikuna; Duda Beat; Elza Soares; Flor Gil; Gaby Amarantos; Gal Costa; Gilberto Gil; Iza; Majur; Maria Bethânia; Milton Nascimento; Nando Reis; Péricles; Preta Gil; Rael; Rincon Sapiência; Samuel Rosa; Thaline Karajá; Vitão; e o sambista Xande de Pilares.

Confira o vídeo:

A Canção pra Amazônia é uma iniciativa do Greenpeace Brasil e da Relicário Produções, que cuidaram da produção executiva da ação. O projeto contou com o apoio da Articulação dos Povos Indígenas no Brasil (Apib), da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional – FASE Amazônia.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio