Zeca Baleiro lança álbum “Canções d’Além-mar” produzido em Portugal

Publicado em 10/07/2020 11:22
Por
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O cantor Zeca Baleiro acaba de lançar nesta sexta-feira (10), seu mais novo álbum intitulado “Canções d’Além-mar“, que coloca em destaque sua faceta de intérprete e a música produzida em Portugal.

Em “Canções d´Além-mar”, Baleiro homenageia os autores portugueses Sérgio Godinho, Pedro Abrunhosa, Fausto, Zeca Afonso, Rui Veloso e Carlos Tê, Jorge Palma, António Variações, Ornatos Violeta, Vitorino, João Gil e João Monge, e José Cid. “Este disco é uma declaração de amor à música feita em Portugal, com ênfase na produção das últimas décadas. É parcial como todo tributo“, comenta Baleiro, que vem acalentando esse projeto há alguns anos.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Para marcar o lançamento, hoje Baleiro também faz uma live em seu canal no Instagram, respondendo perguntas dos fãs e tocando algumas canções do novo álbum. A live “Canções d’Além-mar” está marcada para 17h no Brasil ou 21h no horário de Portugal.

LEIA TAMBÉM: Miley Cyrus e namorado viram meme dançando Bragaboys, funk e Rajadão

Longa é a história de amor entre Zeca Baleiro e Portugal. Em 1999, no projeto “Navegar é Preciso”, um encontro entre artistas brasileiros e portugueses em São Paulo, Zeca dividiu o palco com Pedro Abrunhosa – o primeiro artista português com quem dividiu o palco. Desde 2000, Baleiro tem realizado bem-sucedidos espetáculos em Portugal, em temporadas regulares. Em 2001, a convite de Sérgio Godinho se apresentou pela primeira vez para um grande público em Portugal, na Festa do Avante. E foi Jorge Palma, o compositor português que primeiro gravou em disco. Em 2006 registrou “Frágil” como faixa-bônus para o cd “Baladas do Asfalto e outros blues”, lançado em Portugal. A gravação o aproximou de Palma, a ponto de dividirem o palco no Rock’n’Rio Lisboa 2010.

Agora chega-nos uma carta de amor de Zeca Baleiro a autores portugueses. Nas suas palavras “não é uma antologia, mas um recorte afetivo do cancioneiro português feito por um músico brasileiro, uma homenagem sincera e apaixonada”.

O cantor e compositor Zeca Baleiro (FOTO: Reprodução/Silvia Zamboni)

Em janeiro deste ano Zeca Baleiro anunciou o lançamento do álbum com o single e clipe “Às Vezes o Amor”, uma canção de Sérgio Godinho que mereceu rasgados elogios do cantautor português, que descreveu esta versão como “uma apropriação genial do cantautor brasileiro”.

“Canções d’Além-mar” tem 11 canções e a colaboração de músicos brasileiros e portugueses, além da orquestra de cordas St. Petersburg Studio Orchestra. De Portugal, participam do álbum Manuel Paulo Felgueiras (piano em “Balada de Outono”), Pedro Joia (violão em “Razão de Ser (E Valer a Pena)”) e Nathanael Sousa (acordeon em “Menina, Estás à Janela”).

A arte do álbum tem a assinatura do artista plástico Elifas Andreato, o mago das capas de disco no Brasil. “Canções d’Além-mar” é um lançamento da Saravá Discos, com distribuição digital da ONErpm. 

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio