A milionária mansão de Michael Jackson é uma das casas mais bonitas do mundo

Publicado em 09/10/2020 21:47
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Artista mais vendido do mundo durante sua vida, Michael Jackson deixou uma forte marca na cultura mundial com mais de 350 milhões de discos vendidos. Sua marca mais significativa no setor imobiliário tornou-se o Rancho Neverland, batizado em homenagem à famosa ilha de Peter Pan e inspirado na Disneylândia. Apresentando uma piscina, múltiplos edifícios e uma vez seu próprio parque temático, a propriedade segue no mercado por aproximados 67 milhões de dólares (aproximadamente R$358 milhões).

Depois da morte de Jackson em maio de 2009, todos os brinquedos e animais foram retirados da propriedade, e alguns foram substituídos por uma seção decorada com Peter Pan, além de um jardim de meditação.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Localizada em Los Olivos, Califórnia, a propriedade foi conhecida pela primeira vez como o Rancho Zaca Laderas quando foi comprada pelo promotor imobiliário William Bone em 1977. O seu nome tornou-se então o Rancho Sycamore Valley e o arquiteto Robert Altevers foi contratado para desenhar os principais edifícios do rancho. A sua casa principal, de 1.200 metros quadrados, foi construída em 1982 com jardins formais, uma ponte de pedra, um lago e uma cascata de cinco pés de água.

Rancho Neverland (FOTO: Getty Images)

VEJA TAMBÉM: Gusttavo Lima bebe demais e revela que passa horas “chupando periquita” da esposa

Michael Jackson comprou a propriedade à Bone em 1988 por algo entre 20 e 30 milhões de dólares, de acordo com várias fontes. Para além dos edifícios principais e dos lagos, o recentemente designado Rancho Neverland inclui agora também um parque temático privado com vários passeios, incluindo uma roda gigante. Foi também construída uma via férrea dentro do rancho, operada por duas locomotivas. O seu edifício da estação de comboios tinha um relógio floral e um jardim formal que lembrava o labirinto da Alice no País das Maravilhas.

Há cerca de 40 milhas de Santa Bárbara, o Rancho Neverland atuava como residência principal de Jackson, bem como como o seu parque temático privado. No total, existem atualmente vinte e duas estruturas na propriedade, que incluem a casa principal mas também um zoológico de estimação, vários edifícios dentro dos seus jardins que são estilizados de uma forma semelhante à Disney.

Rancho Neverland (FOTO: Getty Images)

O Rei do Pop viveu na propriedade durante quase 20 anos, acolhendo eventos como o casamento de Elizabeth Taylor, em 1991. Após o seu julgamento de abuso sexual de menores, amplamente divulgado, e as extensas buscas da polícia na sua propriedade, ele parou de sair em Neverland em 2005. A propriedade deixou então de ser mantida com os mesmos padrões.

Rancho Neverland (FOTO: Getty Images)

Como Jackson não conseguiu pagar um empréstimo de 24 milhões de dólares pelo rancho em 2008, a propriedade tornou-se propriedade de uma empresa conjunta do fundo de Jackson e da Colony Capital. Este último pagou 23,9 milhões de dólares para entrar na joint-venture e foi explorado pelo bilionário Thomas Barrack, aliado do Trump. Enquanto o fundo se preparava para organizar uma turnê com o aguardadíssimo retorono do cantor, Jackson acabou falecendo.

Rancho Neverland (FOTO: Getty Images)

Na altura da sua morte, Jackson tinha quase 570 milhões de dólares em ativos, de acordo com uma auditoria de 2007 à sua condição financeira, sendo a maior parte constituída pelos seus 50% na Sony/ATV, bem como por outras propriedades imobiliárias. Michael Jackson tinha dívidas no valor de 331 milhões de dólares ao mesmo tempo. Desde a sua morte, o patrimônio de Jackson ganhou cerca de 2 mil milhões de dólares com os seus direitos de autor e a venda de ações da ATV.

Rancho Neverland (FOTO: Getty Images)

Através do seu investimento, a Colony NorthStar é alegadamente agora o maior acionista do recentemente nomeado Rancho Sycamore Valley. Apesar de a casa ter caído em ruínas após a partida de Jackson, o fundo de private equity reestruturou e rebatizou a propriedade. O parque de diversões, os animais exóticos e os bombeiros privados foram eliminados da propriedade, deixando apenas uma lhama no rancho.

Rancho Neverland (FOTO: Getty Images)

A atual disposição do rancho inclui 22 estruturas com uma casa principal de seis quartos que vem completa com quartos de pessoal anexos, uma casa de hóspedes de quatro quartos, bem como uma segunda casa de hóspedes com dois quartos. A casa principal estende-se por mais de 1.200 metros quadrados e fica no meio dos jardins formais do rancho e dos lagos.

Rancho Neverland (FOTO: Getty Images)

No interior, optou-se por um estilo aberto e moderno típico de um rancho americano. Isto inclui uma lareira, alta, janelas que abrem para um parque gigantesco, madeira escura e mobiliário em pele. A sensação de clube que os arquitetos originais tinham pensado para o rancho é agora realizado no que se tornou uma das propriedades mais exclusivas da América.

Um ponto de venda chave e único da propriedade é o seu cinema de 50 lugares que mostra as raízes do negócio de entretenimento da propriedade. A estação de trem de Neverland também permanece e enquanto um caminho-de-ferro continua a circular no rancho, as locomotivas já não circulam nos carris.

Rancho Neverland (FOTO: Getty Images)

Além do cinema, outra amenidade chave do rancho é a sua extensa piscina, construída por medida. Construída para diversão, dispõe de espreguiçadeiras à volta da piscina, bem como de uma prancha de mergulho. Uma casa de hóspedes, que pode ser usada como vestiário, também pode ser encontrada imediatamente perto da piscina. “O nosso vendedor não está a encorajar muitos espetáculos”, disse um dos agentes imobiliários da propriedade. “Não vamos dar passeios.”

Rancho Neverland (FOTO: Getty Images)

A longa lista de características do rancho inclui também um campo de tênis profissional perto da casa, no meio das suas numerosas casas e edifícios de hóspedes. Em 2015, o imóvel foi colocado no mercado em meio a conflitos com Imposto de Renda com a propriedade de Jackson, a um preço de 100 milhões de dólares. No entanto, foi reduzida para 67 milhões de dólares, o que continua a fazer dela uma das casas mais caras da América do Norte.

No total, existem 16 quartos na propriedade com 29 banheiros e inclui também um estúdio de dança. “Cercada por gramados, jardins e árvores magníficas, além de um lindo lago com cascata e cisnes, paradas de barco e praia, a casa tem uma extensa área coberta de entretenimento ao ar livre com um churrasco de cobre no estilo Santa Maria e uma cozinha completa”, delira a sua lista de imóveis.

Rancho Neverland (FOTO: Getty Images)

“Neste momento, é uma entrada. É linda. Os proprietários fizeram um trabalho incrível”, disse outro corretor à Forbes quando o rancho chegou ao mercado pela primeira vez. Na verdade, a Colony Capital investiu muito na propriedade para a restaurar ao longo dos anos. Controlando mais de 60 mil milhões de dólares em ativos de capital privado, a Colony Capital é dirigida por Thomas Barrack, um bilionário americano que foi presidente da comissão inaugural da Trump.

Nomeado pela Fortune em 2007 como o melhor promotor imobiliário do ano, o fundo da Barrack investiu em vários imóveis em dificuldades ao longo dos anos, bem como em marcas conhecidas, como o resort Costa Smeralda, em Itália. Tendo iniciado a sua carreira como advogado, trabalhou mais tarde na Arábia Saudita em projetos de construção antes de regressar aos EUA para trabalhar para o bilionário do Texas, Robert Bass.

Nos anos 80, encontrou-se com Trump enquanto negociava o negócio do Plaza Hotel e os dois alegadamente têm permanecido amigos desde então. Outros bens controlados pela Barrack incluem a adega francesa, Chateau Lascombes, bem como uma adega privada na Califórnia chamada Happy Canyon Vineyard, de acordo com a mídia.

O Rei da Pop nasceu em Indiana, em 1958, os oito de dez filhos de uma família de classe trabalhadora. Sua carreira musical começou no grupo Jackson 5, formado por ele e seus irmãos, que gradualmente encontraram seu caminho para a competitiva parada Billboard Hot 100 através de singles como ABC, em 1970.

Mais tarde, Jackson começou por conta própria, lançando álbuns como o Thriller, em 1982, que esmagou todos os discos de vendas anteriores com mais de 66 milhões de discos vendidos. Com um royalty de 2 dólares a cada disco vendido, a fortuna de Michael Jackson foi catapultada para um valor líquido de mais de 200 milhões de dólares.

Em 1985, Michael Jackson adquiriu os direitos da ATV Music Publishing por 47,5 milhões de dólares, uma empresa musical que tinha reunido direitos para cerca de 4.000 canções. Em 1995, a ATV fundiu-se com a divisão de edição musical da Sony, tendo líquido a Jackson 95 milhões de dólares e 50% da empresa recém-criada. Após a sua morte, as suas ações na ATV/Sony Music foram vendidas pelos seus bens por cerca de 900 milhões de dólares.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio