A cantora fluminense Anitta (FOTO: Reprodução)

Foi bom enquanto durou. Segundo previsões finais, o novo single internacional de Anitta saiu do Hot 100 da Billboard. Apesar da parceria ser com a estrela feminina número 1 no hip-hop dos EUA, Cardi B, o single puxado pro funk brasileiro e pagodão baiano teve uma estreia tímida entre as cem músicas mais consumidas no competidíssimo mercado norte-americano quase ficando de fora, na verdade.

Agora, o single não foi páreo pras atuais queridinhas do mercado norte-americano ou para as estreias semanais. Confira o cenário final das previsões do Hot 100 da Billboard desta semana:

Para efeito de comparação, Anitta se saiu “pior” que quase todos os outros brasileiros que lhe antecederam e despontaram nas paradas estadunidenses. João Gilberto, Corona, Cansei de Ser Sexy, Sergio Mendes e Claudia Leitte já tiveram músicas em posições mais altas que a funkeira.

Somente Nego do Borel e Michel Teló tiveram estreia similares. Enquanto Me Gusta estreou em #81 nas paradas gringas, “Ai Se Eu Te Pego” chegou ao mesmo 81° lugar dos charts (alcançando sucesso em paradas europeias) e Nego do Borel alcançou a 92ª posição com a gravação “Corazón“, que ironicamente ganhou uma bem-sucedida parceria com Anitta e Safadão dedicada ao mercado brasileiro.

Em meio ao desempenho tímido do hit ‘Me Gusta’, Anitta fez um suposto desabafo sobre a falta de apoio dos brasileiros durante uma live recente: “Continuo dando entrevista, fazendo um monte de coisa. Falando super bem do Brasil, mesmo que o Brasil fique esculachando as coisas que eu faço. Não o Brasil inteiro, mas parte dele”.

“É muito bom que eles perguntam assim: ‘Como o brasileiro se sente com tudo isso que tá acontecendo? Faz tanto tempo que a gente não vê tantas músicas de brasileiros bombando’. Aí eu falo: ‘Os brasileiros amam, eles ficam super orgulhosos’. A cara nem coça”.

Ela ainda ironizou: “Imagina se eu falo: ‘Os brasileiros, amor, eles esculacham tudo que eu faço, viu? Não tem um negócio que eu faço que bate palma. Só fala que eu tô fazendo merda… Mas eu não falo isso, não. Eu falo que é todo mundo mara. Que vocês estão todos felizes com meu sucesso”.

Mas nem tudo está perdido. Anitta já antecipou aos fãs que “Me Gusta” ainda ganhará algumas novidades em sua divulgação. Algumas fanbases da cantora apostam em um remix da faixa com outro grande nome de peso.

Fato é que apesar de já ter colhido muitos méritos em sua recente empreitada internacional, Anitta ainda não tinha conseguido figurar na principal parada de singles dos EUA. Desde 2017, quando deu os primeiros passos na carreira internacional, Anitta ainda não havia conseguido despontar por lá apesar de acumular inúmeras e inúmeras parcerias com players grandes da indústria como Madonna, J Balvin, Major Lazer, Ozuna, Sean Paul, DJ Snake e Becky G.

A estreia fraca de Anitta não diminui os méritos da cantora, porém. Vale ressaltar também que outra estrela hispânica em ascensão no mercado internacional também demorou a “desencantar” por lá: a espanhola Rosalía.

Apesar de ser um nome conhecido internacionalmente, a cantora europeia só despontou no Hot 100 norte-americano após uma recente parceria com Travis Scott lançada em junho. Isto anos após a cantora espanhola ter alcançado o sucesso e a fama internacional e ter “batido na trave” várias vezes no competitivo território estadunidense.

Fato é que havia décadas que uma jovem figura musical de peso não “vendia” o Brasil aos mercados internacionais. Se é complexo de vira-latas do brasileiro que vive “implicando” com a funkeira de Honório Gurgel ou se Anitta realmente “jogou sujo” na sua ascensão na carreira, somente o tempo deverá dizer.

Fato é que Cardi B ainda tem uma suposta colaboração com ninguém menos que Ludmilla pra ser lançada por lá e diante do desempenho tímido inicial de “Me Gusta”, seria legal que da próxima vez os ouvintes brasileiros não disparem tanto ódio nas redes sociais e realmente joguem junto do intérprete brasileiro. Será que o melhor do Brasil é realmente o brasileiro?

View this post on Instagram

👒

A post shared by Anitta 🎤 (@anitta) on