yoko ono
A artista Yoko Ono (FOTO: Reprodução)

Aos 87 anos, Yoko Ono vem precisando de cuidados 24 horas por dia, mas “ainda é tão afiada como já foi”, segundo um amigo que a conhece há meio século. É o que relata o jornal britânico Daily Mail. Desde 2017, a artista de 87 anos tem sido frequentemente vista em passeios com cadeiras de rodas e mais recentemente mal é vista deixando o seu apartamento de nove quartos em The Dakota, Nova Iorque.

Mas seu amigo Elliot Mintz disse ao The New York Post que a mente da artista ainda está cristalina e que ela convida o seu filho Sean para jantar em sua companhia até três vezes por semana. “Sean é o seu melhor amigo”, disse ele. ‘Ela desacelerou definitivamente, como qualquer pessoa nesta idade, mas ela é tão afiada como outrora foi’.

Yoko Ono, 87, is pictured in a wheelchair at a Women's March in New York in January 2019. She now rarely leaves her nine-room apartment in The Dakota, New York City

Yoko Ono teve Sean com o frontman dos Beatles, John Lennon, em 1975, mas também tem a filha Kyoko de um casamento anterior com o produtor de cinema Anthony Cox. Kyoko, foi-lhe retirada ainda aos oito anos de idade quando, dois anos após o seu divórcio em 1969, Cox ganhou a custódia da garota e levou Kyoko com ele para viver numa comuna fundamentalista cristã.

Former Beatle Lennon and wife Ono address an antiwar rally in Manhattan's Bryant Park in 1972. More than 50,000 people attended the rally staged to protest the escalation of the Vietnam War

Mãe e a filha voltaram a ficar juntas uma década mais tarde, pouco depois de Lennon ter sido assassinado por Mark David Chapman, em 8 de dezembro de 1980. O músico e amigo Mintz viu Ono pela última vez na sua festa de 87 anos em fevereiro – quando mais de 30 convidados, incluindo a cantora Cyndi Lauper e o co-fundador da revista Rolling Stone Jann Wenner, se reuniram no Bar Wayo, no Porto Marítimo da Rua Sul.

Ele disse que Yoko Ono era “um ser particularmente especial”, que tinha embalado 400 anos de vida em 87 primaveras. Ono nasceu numa família bancária de Tóquio em 1933 e sofreu durante a Segunda Guerra Mundial. A sua família enfrentou a fome e trocou artigos domésticos por comida no meio dos bombardeamentos do conflito.

Desde então, a artista construiu um império imobiliário e doa frequentemente grandes somas da sua riqueza à caridade. No início da pandemia do coronavírus em Nova Iorque, Ono doou 250.000 dólares ao Montefiore Medical Center no Bronx, porque sabia que não poderia contar com doadores ricos para apoiar o local, afirmou Mintz.

Ono had Sean, 44, with the Beatles frontman John Lennon, but also has daughter Kyoko (second right) from a previous marriage to film producer Anthony Cox. Pictured Lennon's son Julian and Kyoko as children together in Scotland in 1969

Após o seu casamento com Lennon em 1969, Ono comprou propriedades em Nova Iorque, no Vale de Hudson, Hamptons, Palm Beach, Irlanda e Inglaterra. O seu vasto império imobiliário contribuiu para a sua riqueza pessoal de cerca de 700 milhões de dólares.

VEJA TAMBÉM: Vídeos sensuais de Anitta são publicados em site pornô

Contudo, a artista vem perdendo alguns dos seus bens durante a última década. Em 2017, vendeu um edifício com duas unidades residenciais por 6,4 milhões de dólares – mais 6 milhões de dólares do que pagou inicialmente por ele. Quatro anos antes disso, vendeu a cobertura de 5.700 metros quadrados de West Village onde o seu filho Sean tinha vivido por $8,4milhões.

Ela ainda está vendendo sua propriedade de mais de 600 acres perto da cidade de Franklin, Nova Iorque, que comprou juntamente com 100 bovinos Holstein antes da morte de Lennon.

Roland Greefkes, um artesão de ferro que fez um portão de ferro forjado para a propriedade da Ono, disse que Ono não tinha estado no local “durante muito tempo”.

Yoko Ono and John Lennon at their home in England in December 1968

No estado de Dakota, Ono tem uma suíte em frente do seu apartamento para hóspedes e mantém dois pequenos espaços de um quarto para o seu pessoal, de acordo com uma fonte anônima. O amigo de longa data Mintz disse que Ono usa o quarto que costumava ser o estúdio de Lennon como seu escritório, e que ela era com frequência a outra metade da relação quando o assunto eram os negócios.

Ono também doou recentemente 50.000 dólares à Campanha do Lado Ocidental contra a Fome, que forneceu milhares de refeições aos necessitados no seu bairro do Upper West Side durante a pandemia. Ela tem uma parceria de 30 anos com a WhyHunger, uma organização sem fins lucrativos baseada em Nova Iorque que luta contra a privação alimentar.

View this post on Instagram

We're rising together!

A post shared by Yoko Ono (@yokoonoofficial) on

“Ela é a pessoa mais enérgica, mais viva e muito prática. Ela tem sido incrivelmente doadora há mais de três décadas”, disse Noreen Springstead, diretora executiva do grupo, ao The Post. Há alguns anos, Ono deixou a WhyHunger licenciar a letra e desenhos de Lennon para ‘Imagine’ visando uma campanha global contra a fome. O projeto angariou quase 7 milhões de dólares para projetos em Nova Iorque e em todo o mundo, disse Springstead.