A legendária banda britânica The Beatles (FOTO: Reprodução)

Elvis Presley igualou e depois liderou o recorde de singles dos Beatles no Reino Unido, após sua morte prematura. Antes de sua morte em 16 de agosto de 1977, Elvis teve 16 singles no Reino Unido. Do quinto ao décimo quinto ano, ele foi o recordista. Isso foi até que os Beatles alcançaram e ultrapassaram The King com Get Back e The Ballad of John and Yoko de 1969.

Mas foi só depois de sua morte que The King superou os Fab Four e, até hoje, continua a ser o detentor do recorde de mais número 1 no Reino Unido.

Na verdade, foi há 43 anos que marcou o incrível sucesso póstumo de Elvis. Como costuma acontecer quando uma grande estrela da música morre, seu catálogo anterior domina as paradas.

VEJA TAMBÉM: Gusttavo Lima bebe demais e revela que passa horas “chupando periquita” da esposa

No mês seguinte à morte de Elvis, ele teve 27 álbuns e nove singles no Top 100 do Reino Unido.

Seu último álbum de estúdio, Moody Blue, lançado em 19 de julho, semanas antes de sua morte, se tornou o número 3 no Reino Unido, enquanto o single Way Down ficou em primeiro lugar no Reino Unido.

Este foi o momento em que Elvis igualou os 17 singles número 1 dos The Beatles no Reino Unido, com a faixa permanecendo no topo das paradas por cinco semanas.

Então, em 2002, Elvis se tornou o primeiro artista a ter 18 singles número 1 no Reino Unido com A Little Less Conversation remixado por Junkie XL.

E em 2005, Jailhouse Rock, One Night / I Got Stung e It’s Now or Never alcançaram o primeiro lugar no Reino Unido, levando Elvis a uma invencibilidade de 21 singles em primeiro lugar no Reino Unido.

Este é um recorde que o The King ainda detém hoje e não dá sinais de ser igualado tão cedo, já que os Beatles ainda estão no 17 que alcançaram em 1969.

Claro, nas gravações de álbuns do Reino Unido, os Fab Four estão à frente do The King em 15º lugar. E quatro deles foram lançados após seu último álbum de estúdio, Let It Be, de 1970.

Enquanto isso, Elvis tem 13 álbuns número 1 no Reino Unido, com cinco lançados após sua morte em 1977. Os dois mais recentes são suas colaborações com a Royal Philharmonic Orchestra em If I Can Dream e The Wonder of You.

Se a RCA lançar mais três desses, The King poderia chegar ao topo das paradas de álbuns dos Beatles no Reino Unido também. Embora, Elvis tenha sido combinado em 13 álbuns com Robbie Williams desde que este último lançou seu álbum The Christmas Present em dezembro passado.

Mas em termos dos artistas mais vendidos de todos os tempos em todo o mundo, os Beatles ainda são o número 1, com 280,8 milhões de unidades vendidas. Elvis está logo atrás dos Fab Four em segundo lugar com 226 milhões, no entanto, ele continua sendo o artista solo mais vendido de todos os tempos.

Tanto os Beatles como Elvis têm estrelas lado a lado no início da Calçada da Fama de Hollywood. Os cinco homens se encontraram apenas uma vez, quando The King os convidou para sua casa em LA em 1965. Os Beatles ficaram impressionados, mas Elvis rapidamente quebrou o gelo e supostamente eles tocaram juntos. Imagine testemunhar isso!